Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Menogon?
As possíveis reações adversas são:
Mulheres:
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Reação e dor no local de injeção.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Dor de cabeça; náusea, dor abdominal, vômito; erupção cutânea; síndrome da hiperestimulação ovariana leve, moderada e severa; sintomas de gripe.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Febre.
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento):
- Alergia.
Reações no local da injeção foram relatadas em aproximadamente 55-60% da população estudada exposta em estudos clínicos que avaliaram a tolerância local. Em aproximadamente 12%, a reação foi considerada severa. Após administração intramuscular, reações no local da injeção foram relatadas em até 13% da população exposta.
Casos isolados de reações anafiláticas foram relatados com a administração de menotropinas.
Casos isolados de complicações tromboembólicas e de torções ovarianas foram relatadas com a administração de gonadotropinas.
Homens:
Foram relatados ginecomastia (crescimento das mamas masculinas devido à alteração hormonal), acne e ganho de peso com o tratamento com gonadotropinas. Além disso, reações no local de injeção e alergia também podem ocorrer na população masculina.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)