Como usar - Medicaína

Bula Medicaína

Princípio ativo: Lidocaína + Prilocaína

Classe Terapêutica: Anestésicos Locais Tópicos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Como usar o Medicaína?

Via de administração: aplicação tópica sobre mucosa e pele.

  1. Aplicar a quantidade de creme recomendada sobre a área da pele a ser anestesiada.
  2. Retire a bandagem oclusiva.
  3. Fixe a bandagem oclusiva pressionando toda área ao redor do creme (não aperte a bandagem sobre o creme). Mantenha uma camada de no mínimo 2 mm de espessura. Evite que o creme se espalhe além da área desejada.
  4. Mantenha a aplicação pelo tempo determinado conforme orientação médica ou de acordo com o especificado no item posologia para obter uma anestesia eficaz. Para evitar dúvidas anote a hora da aplicação.
  5. Retire a bandagem oclusiva. Faça a limpeza do creme para iniciar o procedimento programado.

Posologia do Medicaína


Local/IdadeProcedimentoAplicação
Pele-Uma camada espessa de creme sobre a pele, sob uma bandagem oclusiva
Adultos-Aproximadamente 1,5 g/10 cm2
Pequenos procedimentos, como inserção de agulha e tratamento cirúrgico de lesões localizadasAproximadamente 2 g/10 cm2, por no mínimo 1 hora, máximo de 5 horas(1)
Procedimentos dérmicos em grandes áreas, em ambiente hospitalar como enxerto de peleAproximadamente 1,5-2 g/10 cm2 por no mínimo 2 horas, máximo de 5 horas(1)
CriançasPequenos procedimentos, como inserção de agulha e tratamento cirúrgico de lesões localizadasAproximadamente 1,0 g/10 cm2. Tempo de aplicação: aproximadamente 1 hora
0 a 2 meses (3)-Até 1,0 g e 10 cm2 (2)
3 a 11 meses (3)-Até 2,0 g e 20 cm2 (4)
1 a 5 anos-Até 10,0 g e 100 cm2 por no mínimo 1 hora, máximo de 5 horas (1)
6 a 11 anos-Até 20,0 g e 200 cm2 por no mínimo 1 hora, máximo 5 horas (1)
Crianças com dermatite atópicaAntes da curetagem de moluscoTempo de aplicação: 30 minutos
Mucosa Genital
Adultos
Tratamento cirúrgico de lesões localizadas, como remoção de verrugas genitais (condiloma) e antes de injeções de anestesia localAproximadamente 5-10g de Medicaína® por 5-10 minutos (1) (6). Não é necessária bandagem oclusiva. Começar procedimento imediatamente após remoção do creme
Curetagem cervical10 g lateralmente ao colo uterino por 10 minutos
Pele da genitália masculina
Adultos
Antes de injetar o anestésico localAplicar uma camada espessa de Medicaína® (1 g/10 cm2) sob bandagem oclusiva por 15 minutos
Pele da genitália feminina
Adultos
Antes de injetar o anestésico local (7)Aplicar uma camada espessa de Medicaína® (1-2 g/10 cm2) sob bandagem oclusiva por 60 minutos
Úlcera na perna
Adultos
Limpeza mecânica/debridamento de úlcera(s) da pernaAplicar uma camada espessa do creme, aproximadamente 1-2 g/10 cm2 até um total de 10 g na(s) úlcera(s) da perna (5) (6)
Cobrir com bandagem oclusiva. Tempo de aplicação: pelo menos 30 minutos. Até 60 minutos, pode melhorar a efetividade da anestesia. A limpeza deve começar sem demora após a remoção do creme

(1) Após um período de aplicação maior a anestesia diminui.
(2) Períodos de aplicação superiores a 1 hora não foramdocumentados.
(3) Até que novos dados estejam disponíveis, Medicaína® não deve ser usado em crianças com idades entre 0 e 12 meses recebendo tratamento com substâncias indutoras de metahemoglobina.
(4) Nenhum aumento clínico significativo dos níveis da metahemoglobina foi observado após um tempo de aplicação de até 4 horas em 16 cm2.
(5) Medicaína® foi usado para o tratamento de úlceras na perna por até 15 vezes em um período de 1 a 2 meses sem perda da eficácia ou aumento das reações locais.
(6) A aplicação de uma dose superior a 10 g não foi estudada com relação aos níveis plasmáticos.
(7) Na pele da genitália de mulheres, quando Medicaína® é aplicado sozinho por 60 a 90 minutos, não promove anestesia suficiente para termocauterização ou diatermia de verrugas genitais.

Devem ser tomados cuidados quando se aplica Medicaína® em pacientes com dermatite atópica. Pode ser suficiente um menor tempo de aplicação (15 a 30 minutos).

Crianças

Medicaína® não deve ser aplicado em mucosa genital em crianças devido à insuficiência de dados quanto à absorção. No entanto, quando usado em recém-nascidos para circuncisão, a dose de 1,0 g de Medicaína® no prepúcio provou ser segura.

Idosos

Não há recomendações especiais relacionadas a essa faixa etária.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.