Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Mectimax Agener União com outros remédios?
Deve-se administrar o produto com cautela para pacientes que estejam recebendo drogas depressoras do sistema nervoso central. O uso de amitraz (sob a forma de banhos ou coleiras) em associação com a ivermectina deve ser evitado, com riscos de potencialização dos efeitos sedativos e neurológicos.
Deve-se evitar a associação do produto com substâncias inibidoras da glicoproteína P como antidepressivos (fluoxetina, paroxetina, erva de são-joão ou hipérico), antimicrobianos (eritromicina, itraconazol, cetoconazol), opioides (metadona, pentazocina), medicamentos cardíacos (verapamil, amiodarona, carvedilol, quinidina, nicardipina), imunossupressores (ciclosporina, tacrolimus) e outros (bromocriptina, clorpromazina, tamoxifeno, suco de uva). Nesses casos, existe maior possibilidade da ocorrência de reações adversas causadas pela ivermectina.
Deve-se ter cuidado com a associação do produto a medicamentos que são substratos da glicoproteína P, com risco de modificação de seus efeitos farmacológicos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)