Precauções - Mebendazol Biosintética - Aché

Bula Mebendazol Biosintética - Aché

Princípio ativo: Mebendazol

Classe Terapêutica: Anti-Helmínticos Exceto Esquistossomicidas (P1c)

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Mebendazol Biosintética - Aché?

Somente administre este medicamento em crianças menores de 1 ano de idade com orientação e prescrição médica.

As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em todas as classes sociais, acometendo tanto adultos como crianças.

A seguir, seguem alguns conselhos sobre como evitar as verminoses:

  • Beba somente água filtrada ou fervida;
  • Lave cuidadosamente as frutas e verduras e cozinhe bem os alimentos;
  • Coma apenas carne bem passada;
  • Ande sempre com os pés calçados;
  • Lave as mãos antes das refeições e após usar sanitários;
  • Conserve sempre as unhas cortadas e limpas;
  • Mantenha as instalações sanitárias em boas condições de higiene;
  • Siga corretamente estes conselhos, evitando que os vermes atinjam toda a família.

O uso em crianças menores de 1 ano é raro. Houve relatos esporádicos de convulsões nestes pacientes. Assim, mebendazol só deve ser usado em crianças menores de 1 ano de idade se a verminose causar uma desnutrição significativa ou prejudicar o desenvolvimento da criança.

Resultados obtidos em um estudo de caso controle investigando uma ocorrência de Síndrome de Stevens-Johnson/necrólise epidérmica tóxica sugerem uma possível relação entre Síndrome de Stevens-Johnson/necrólise epidérmica tóxica e o uso concomitante de mebendazol e metronidazol.

Dados adicionais sugerindo tal interação medicamentosa não estão disponíveis. Portanto, o uso concomitante de mebendazol e metronidazol deve ser evitado.

Em pacientes com disfunção hepática, devido à extensa metabolização do mebendazol no fígado, pode ocorrer elevação da concentração de mebendazol no sangue. A dosagem de mebendazol neste grupo de pacientes deverá ser reduzida para prevenir altos níveis de mebendazol no plasma e desenvolvimento de toxicidade.

Gravidez e lactação

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. O uso de mebendazol não é aconselhado durante a gravidez, principalmente nos primeiros três meses.

Categoria de risco C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O mebendazol demonstrou atividade embriotóxica e teratogênica em ratos e camundongos em doses orais únicas. Não foram observados efeitos prejudiciais sobre a reprodução em outras espécies de animais testadas.

Os possíveis riscos associados à prescrição de mebendazol durante a gravidez devem ser pesados contra os benefícios terapêuticos esperados.

O mebendazol é absorvido apenas em pequena quantidade. Não há informações se o mebendazol é excretado no leite humano. Por esta razão, precauções devem ser tomadas quando mebendazol for administrado à lactantes.

Pacientes idosos

Não há restrições do uso deste medicamento neste grupo de pacientes.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.