Precauções - Marax

Bula Marax

Princípio ativo: Dicloridrato de Hidroxizina + Sulfato de Efedrina + Teofilina Anidra

Classe Terapêutica: Broncodilator e Expectorante

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Marax?

Você deve saber que devido ao componente efedrina, Marax® deve ser utilizado com cuidado em pacientes idosos do sexo masculino ou nos portadores de hipertrofia prostática (aumento do tamanho da próstata).

O componente hidroxizina pode levar a depressão do sistema nervoso central (por exemplo, sonolência), portanto recomenda-se cuidado ao usar Marax® com outras substâncias (por exemplo álcool, sedativos) que tenham a mesma ação. A hidroxizina pode aumentar o efeito do álcool.

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas, pois o componente hidroxizina pode levar a sonolência.

Marax® deve ser administrado com cautela a pacientes com alteração da função renal (dos rins) ou hepática (do fígado), uma vez que o clearance (capacidade de eliminação) de teofilina (princípio ativo do Marax®) está geralmente reduzido nestes pacientes. O medicamento deve ser administrado com cautela a pacientes com úlcera péptica (ferida no estômago), glaucoma (aumento da pressão interna do olho), diabetes mellitus e hipoxemia grave (diminuição da quantidade de oxigênio no sangue). Cautela também é necessária para pacientes sob tratamento de imunização de gripe ou que estejam com qualquer infecção gripal ativa, devido ao clearance de teofilina (principio ativo do Marax®) ser reduzido nestes pacientes.

O metabolismo (transformação para excreção) da teofilina é maior nos pacientes que fumam, ou seja, a teofilina fica menos tempo no organismo dos fumantes. Avise ao médico se você for fumante.

Este medicamento pode causar doping.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.