Quais cuidados devo ter ao usar o Lynparza Comprimido?
Alterações no sangue
Foram relatadas alterações de componentes do sangue em pacientes tratados com olaparibe, incluindo diagnósticos clínicos e/ou resultados laboratoriais, em geral, anemia, diminuição de glóbulos brancos e plaquetas, de forma leve à moderada.
Síndrome mielodisplásica/Leucemia mieloide aguda
Síndrome mielodisplásica/Leucemia mieloide aguda (SMD/LMA), cujos sinais e sintomas podem ser febre ou infecção, hematomas ou sangramento, foram relatadas em um pequeno número de pacientes e a maioria dos eventos teve resultado fatal. Caso você apresente esses sinais e sintomas, informe seu médico.
Pneumonite
Se você apresentar algum sintoma novo ou piora de sintomas como falta de ar, tosse ou febre, informe seu médico. Pneumonite (inflamação dos pulmões) foi relatada em um número pequeno de pacientes recebendo Lynparza como monoterapia. Quando Lynparza foi usado nos estudos clínicos em combinação com outros tratamentos ocorreram eventos com resultado fatal.
Tromboembolismo venoso (TEV)
Algumas pessoas que tomam Lynparza Comprimidos podem desenvolver um coágulo sanguíneo em uma veia profunda, geralmente na perna ou no pulmão. Informe o seu médico se você tiver quaisquer sintomas como dor ou inchaço nas extremidades, falta de ar, dor no peito, respiração mais rápida do que o normal ou batimentos cardíacos mais rápidos do que o normal. Seu médico irá monitora-lo quanto a esses sintomas e poderá prescrever um medicamento para afinar o sangue.
Lynparza Comprimidos deve ser utilizado com cuidado nas seguintes situações:
- Se estiver grávida ou suspeita que esteja grávida.
- Se estiver amamentando.
Caso alguma destas situações se aplique a você, informe o seu médico antes de utilizar Lynparza Comprimidos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Gravidez e Amamentação
Informe ao médico se estiver grávida ou tentando engravidar antes de utilizar Lynparza Comprimidos, pois Lynparza Comprimidos pode causar dano ao feto. Se você estiver grávida, você não deve utilizar Lynparza Comprimidos. Pacientes com risco de engravidar devem usar contraceptivo efetivo durante o tratamento, e por 6 meses após receber a última dose de Lynparza Comprimidos.
Pacientes do sexo masculino e suas parceiras com potencial para engravidar devem utilizar métodos contraceptivos efetivos durante o tratamento com Lynparza Comprimidos e por até 3 meses após receber a última dose do medicamento.
Se a paciente ou a parceira de paciente do sexo masculino que esteja recebendo Lynparza Comprimidos engravidar durante o tratamento, informe ao médico imediatamente.
Paciente do sexo masculino não deve doar esperma durante o tratamento e por 3 meses após receber a última dose de Lynparza Comprimidos.
Um teste de gravidez deve ser realizado antes do tratamento em todas as mulheres com potencial para engravidar, e testes de gravidez devem ser realizados em intervalos regulares durante o tratamento e por até 6 meses após receber a última dose do medicamento.
Informe seu médico se estiver amamentando antes de utilizar Lynparza Comprimidos. Para a segurança do bebê, você não deve amamentar durante o tratamento com Lynparza Comprimidos e por 1 mês após receber a última dose de Lynparza Comprimidos.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Lynparza Comprimidos pode afetar a sua capacidade de dirigir ou operar máquinas. Se você sentir tontura, fraqueza ou cansaço enquanto estiver usando Lynparza Comprimidos, tome cuidado ao dirigir ou ao utilizar máquinas ou ferramentas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)