Precauções - Lyberdia

Bula Lyberdia

Princípio ativo: Dimesilato de Lisdexanfetamina

Classe Terapêutica: Psicoestimulantes

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Lyberdia?

As anfetaminas têm sido alvo de extenso uso abusivo. O abuso pode levar à tolerância e dependência psicológica com diferentes graus de comportamento anormal. Os sintomas de abuso de anfetaminas podem incluir dermatoses, insônia, irritabilidade, hiperatividade, labilidade emocional e psicose. Foram relatados sintomas de abstinência como fadiga e depressão.

Este medicamento pode causar doping.

Informe ao médico se o paciente alguma vez fez uso abusivo ou foi dependente de álcool, medicamentos de prescrição ou drogas (ou se há histórico na família).

O médico deverá examinar o paciente cuidadosamente quanto à possibilidade de problemas do coração antes de iniciar o tratamento com Lyberdia®. De vez em quando, o médico poderá interromper o tratamento com Lyberdia® por um tempo para verificar os sintomas de TDAH. O médico irá examinar regularmente o paciente, verificando a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos, a altura e o peso do paciente, enquanto o paciente estiver tomando Lyberdia®. O tratamento com Lyberdia® poderá ser interrompido se for encontrado algum problema durante esses exames.

Procure o médico imediatamente se o paciente apresentar qualquer sinal de problema no coração, tal como dor no peito, respiração curta ou desmaio enquanto estiver tomando Lyberdia®. Adultos têm uma probabilidade bem maior do que crianças de apresentar problemas sérios de coração.

Procure o médico imediatamente se o paciente apresentar sintomas novos ou piora de sintomas ou problemas mentais durante o tratamento com Lyberdia®, especialmente ver ou ouvir coisas que não são reais, acreditar em coisas que não são reais ou são suspeitas.

Lyberdia® pode afetar a capacidade de dirigir, operar máquinas ou fazer outras atividades perigosas.

Idosos

O dimesilato de lisdexanfetamina não foi estudado em pacientes idosos (pacientes com mais de 55 anos).

Crianças com TDAH

Odimesilato de lisdexanfetamina não foi estudado em crianças com menos de 6 anos de idade. As anfetaminas não são recomendadas para uso em crianças com menos de 3 anos de idade.

Crianças com TCA

O dimesilato de lisdexanfetamina não foi estudado em crianças (menores de 18 anos) com TCA.

Problemas renais

Informe o médico se o paciente tiver quaisquer problemas renais. O médico poderá reduzir a dose.

Gravidez - Categoria C de risco na gravidez

Informe o médico se a paciente estiver grávida, planejando engravidar ou amamentando. A amamentação deve ser interrompida enquanto ela estiver tomando Lyberdia®.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Cápsula de 30 mg: Atenção: contém o corante dióxido de titânio que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

Cápsulas de 50 mg e 70 mg: Atenção: contém os corantes dióxido de titânio, azul brilhante e vermelho allura 129 que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.