População Especial do Loralerg
Gravidez e lactação
Não há dados suficientes para assegurar o uso da loratadina na gravidez e lactação. O produto, portanto, não deve ser administrado a mulheres grávidas ou durante o período de lactação, a menos que o médico considere que as vantagens superem eventuais riscos. As concentrações ativas no leite materno são semelhantes às do plasma.
Após 48 horas, somente 0,029% dados e administrada é excretada no leite materno.
Em estudos com animais, a loratadina atravessa a barreira placentária. Pacientes com hepatopatia grave devem ter a dose reduzida pois podem apresentar uma diminuição do clearance da loratadina. Recomenda-se dose inicial de 5mg ao dia ou 10 mg em dias alternados.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médicos e está amamentando.
Crianças
A segurança e eficácia da loratadina não estão estabelecidas em crianças abaixo de 2 anos.
Capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Pacientes idosos
Este medicamento pode ser utilizado em pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as contraindicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas deste medicamento.
Em pacientes idosos ou com problemas no fígado ou nos rins, a frequência de aparecimento de sonolência é maior.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)