Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Locabiotal?
Como qualquer outro medicamento, Locabiotal® (fusafungina) pode, em certos indivíduos, causar efeitos indesejáveis em maior ou menor intensidade.
As reações alérgicas são muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento), mas podem ocorrer, particularmente em pacientes com tendências alérgicas. Os efeitos indesejáveis mais comumente reportados são reações locais no local da aplicação.
Interrompa o medicamento e procure um médico se sentir algum dos seguintes efeitos adversos:
- Choque anafilático (reação alérgica grave que causa dificuldade em respirar ou tonturas).
- Asma, broncoespasmo (dificuldade em respirar ou chiado), falta de ar, espasmo dos músculos ao redor da caixa de voz, causando asfixia, inchaço da garganta.
- Irritação na pele e membranas mucosas, tais como, por exemplo, erupção cutânea, coceira, urticária, edema de Quincke (inchaço rápido dos tecidos, como a face, lábios, boca, língua ou garganta que pode resultar em dificuldade para respirar).
Os efeitos adversos mais frequentemente reportados são leves e geralmente não requerem a suspensão do tratamento. Estas reações consistem principalmente em reações locais no local de aplicação:
- Muito comuns (ocorrem em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): espirros, alteração do paladar, congestão ocular.
- Comuns (ocorrem entre 1 e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): secura no nariz e na garganta, irritação na garganta, tosse, sensação de enjoo.
- Desconhecido (a frequência não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis): vômitos.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe também a empresa através do seu Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)