Reações Adversas - Lipidem

Bula Lipidem

Princípio ativo: Óleo de Soja + Triglicerídeos de Cadeia Média

Classe Terapêutica: Emulsôes De Gorduras, Puras

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Lipidem?

As reações adversas foram classificadas numa escala de tipo e freqüência utilizando a seguinte convenção:

  • Muito comuns (>1/10).
  • Comuns (>1/100, 1/1.000, 1/10.000, <1/1.000).
  • Muito Raras (<1/10.000).

As reações adversas abaixo descritas incluem um número de reações sistêmicas que, muito raramente, foram associadas com o uso de Lipidem® 20%.

Reações Muito Raras (<1/10.000)

  • Alterações hematológicas e do sistema linfático: Hipercoagulação.
  • Alterações do sistema imunológico: Reações alérgicas.
  • Alterações metabólicas e nutricionais: Hiperlipidemia, hiperglicemia, acidose metabólica e cetoacidose.
  • Alterações do sistema nervoso central e periférico: Sonolência e dor de cabeça.
  • Alterações vasculares: Hipertensão ou hipotensão, rubor.
  • Alterações respiratórias, torácicas e do mediastino: Dispnéia, cianose
  • Perturbações gastrintestinais: Náuseas, vômitos, perda de apetite.
  • Desordens na pele e tecidos subcutâneos: Eritema, sudação.
  • Perturbações gerais e/ou relacionadas com o local de administração: Cefaléias, rubor/eritema, temperatura corporal elevada, sudação, calafrios, dores no peito e nas costas, síndrome da sobrecarga de gordura (veja abaixo).

Porém, a freqüência dos efeitos indesejáveis listados aqui é dose dependente. Estes efeitos são prováveis de ocorrer como sintomas de superdose relativa ou absoluta. Para a não ocorrência dos efeitos indesejáveis, o produto requer condições de uso corretas, em termos de monitoramento de dosagem, observação de restrições de segurança e instruções.

Reações Raras (>1/10.000, <1/1.000)

  • Desordens músculo esqueléticas e tecidos conectivos: Dores no peito e nas costas, ossos e lombar.

Caso estas reações adversas ocorram ou caso o nível de triglicerídeos aumente acima de 11,4 mmol/L durante a infusão, a infusão de Lipidem® 20% deve ser interrompida.

Se a infusão é reiniciada, o paciente deve ser monitorado cuidadosamente, especialmente no início, e triglicerídeos séricos devem ser determinados em intervalos curtos.

Triglicerídeos que contêm ácidos graxos ômega-3 podem aumentar o tempo de coagulação e inibir a agregação plaquetária. Em pacientes com asma induzida pela aspirina, a função pulmonar pode agravar-se. Lipidem® 20% deve sempre ser parte de um tratamento de nutrição parenteral completo incluindo aminoácidos e glicose. Náusea, vômitos, falta de apetite e hiperglicemia são sintomas relacionados a condições indicando nutrição parenteral e pode algumas vezes ser associado com nutrição parenteral.

Síndrome da sobrecarga de gordura

Capacidade prejudicada para eliminar triglicerídeos pode levar a “Síndrome da sobrecarga de gordura” que pode ser causada por superdose. Possíveis sinais de superdose metabólica devem ser observados. A causa pode ser genética (metabolismo individualmente diferente) ou o metabolismo de gordura pode ser afetado por progresso de doenças ou doenças prévias. Esta síndrome pode também aparecer durante hipertrigliceridemia grave, mesmo em velocidade de infusão recomendada, e em associação com uma mudança repentina na condição clínica do paciente, como diminuição da função renal ou infecção. A síndrome da sobrecarga de gordura é caracterizada por hiperlipidemia, febre, infiltração de gordura, hepatomegalia com ou sem icterícia, esplenomegalia, anemia, leucopenia, trombocitopenia, desordem da coagulação, hemólise e reticulocitose, exames anormais da função hepática e coma. Os sintomas são comumente reversíveis se a infusão da emulsão lipídica é descontinuada.

Quando sinais da síndrome da sobrecarga de gordura ocorrem, a infusão de Lipidem® 20% deve ser imediatamente descontinuada.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.