Como usar o Lifos?
Preparação da solução
A ifosfamida geralmente é aplicado por infusão endovenosa rápida (infusão curta). É importante que a concentração da solução não seja superior a 4%. Recomenda-se que a concentração final da solução obtida na diluição final esteja entre 0,6 e 2,0 mg/mL nos diluentes indicados.
Podem ocorrer reações cutâneas associadas com a exposição acidental ao Lifos® (ifosfamida). O uso de luvas é recomendado. Se o medicamento entrar em contato com a pele ou mucosas, lave imediatamente a pele com sabão e água em abundância ou enxágue a mucosa com grandes quantidades de água.
Dissolver da seguinte maneira:
- Reconstituir o frasco-ampola de Lifos® (ifosfamida) com 20 mL de água para injetáveis e agitar para completa dissolução. Lifos dissolve-se rapidamente, e caso a dissolução não ocorra de imediato aguardar alguns minutos. A solução final é límpida, incolor e isenta de partículas visíveis. Esta solução se destina ao uso endovenoso (no interior de uma veia).
Para as infusões endovenosas, as soluções preparadas conforme esquema acima devem ser diluídas em 500 mL de solução Ringer Lactato, solução de glicose a 5% ou solução de cloreto de sódio a 0,9%, próprias para infusões.
Medicamentos parenterais devem ser inspecionados visualmente para detecção de partículas e descoloração antes do uso.
Após as diluições as soluções devem ser utilizadas tão logo quanto possível, para prevenir contaminação microbiológica decorrente da manipulação na preparação das soluções.
Caso não sejam utilizadas de imediato, recomenda-se manter as soluções em condições que garantam assepsia em ambiente refrigerado (entre 2 ºC e 8 ºC), por período não superior a 24 horas.
Descartar adequadamente qualquer sobra de produto.
Posologia do Lifos
Lifos® (ifosfamida) geralmente é aplicado por infusão endovenosa rápida (infusão curta).
Recomenda-se atingir uma dose total de 250-300 mg/kg por série. Aplica-se habitualmente, por via endovenosa, uma dose diária de 50-60 mg/kg durante 5 dias consecutivos.
Duração de infusão
- Cerca de 30 minutos, eventualmente 1-2 horas.
Quando for prescrita uma dose diária inferior, a duração de cada série se prolongará por 10 dias, aplicando-se 20- 30 mg/kg por via endovenosa. Nos casos resistentes à terapia, aconselha-se a dose diária de 80 mg/kg durante 2-3 dias consecutivos.
O intervalo entre as séries deverá ser no mínimo de 4 semanas. Estes intervalos dependem do quadro sanguíneo e da recuperação dos eventuais efeitos colaterais.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)