Quais cuidados devo ter ao usar o Lidosporin?
- Durante o tratamento com Lidosporin®, evite o uso de outros medicamentos sem o conhecimento do médico.
- Lidosporin® não deve ser aplicado em áreas com perda da integridade da pele devido ao maior risco de absorção sistêmica.
- Devido ao potencial neurotóxico e de nefrotoxicidade do sulfato de polimixina B, o uso de Lidosporin® em grandes quantidades e por tempo prolongado não é recomendado, principalmente quando houver maior risco de absorção sistêmica.
- Como ocorre com outras preparações contendo antibiótico, o uso prolongado de Lidosporin® pode resultar em crescimento exagerado de microrganismos não sensíveis à polimixina B. Medidas apropriadas devem ser tomadas pelo seu médico se isto ocorrer;
- É importante manter o ouvido infectado limpo e seco;
- Não se deve usar sabão na limpeza da orelha externa para que não ocorra a inativação do antibiótico;
- Embora não seja necessário, a solução otológica pode ser levemente aquecida antes de ser usada. Isto pode proporcionar maior conforto para o paciente. No entanto, recomenda-se cuidado para evitar temperaturas acima da temperatura normal do corpo (até 37°C) para evitar perda da potência do antibiótico;
- O uso de Lidosporin® não exclui tratamento sistêmico concomitante com antibióticos, quando for necessário;
- Se houver aumento ou persistência da sensação de queimação ou coceira, o uso do medicamento deverá ser suspenso e o médico informado;
- Quando Lidosporin® é usado repetida e prolongadamente, sem interrupção, pode haver crescimento excessivo de microrganismos não suscetíveis ao medicamento, inclusive fungos.
Gravidez e lactação
Fator de risco na gravidez C.
Gravidez
Não foram realizados estudos específicos sobre o uso de Lidosporin® em pacientes grávidas; nem se tem conhecimento sobre efeitos indesejáveis relacionados ao uso tópico no ouvido dos seus constituintes durante a gravidez. Como regra geral, neste caso, aconselha-se evitar o uso do medicamento durante os primeiros três meses da gravidez. Quanto ao uso nos demais trimestres da gravidez, devem-se avaliar os benefícios frente aos perigos potenciais ao feto.
Lactação
Não se tem informação sobre excreção no leite materno da polimixina B ou da lidocaína quando usadas topicamente em solução otológica. Aconselha-se precaução.
Informe ao seu médico se está grávida ou amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)