Quais cuidados devo ter ao usar o Licitro?
O Licitro deve ser usado com cautela em pacientes com:
- Mecanismos de excreção de potássio alterados, pois pode ocorrer aumento das concentrações de potássio no sangue e até parada cardíaca. O uso de citrato de potássio monoidratado em pacientes com insuficiência renal crônica ou outra condição que provoque a alteração de excreção de potássio deve ser evitado,
- Distúrbios do equilíbrio ácido-base (doenças que alteram o pH sanguíneo),
- Doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca ou arritmias, pois esses pacientes são mais suscetíveis aos efeitos fatais associados às alterações de potássio no sangue,
- Doenças no fígado e doenças muito graves.
Em casos de vômitos graves, dor abdominal ou sangramento gastrointestinal, você deve suspender o citrato de potássio monoidratado imediatamente e procurar o médico para afastar o diagnóstico de perfuração ou obstrução intestinal.
Gravidez
Estudos de reprodução em animais não foram realizados com o citrato de potássio monoidratado. Não é recomendado o uso de citrato de potássio monoidratado durante a gravidez.
Amamentação
A quantidade normal de potássio no leite materno é de cerca de 13 mEq/L.
O citrato de potássio monoidratado é excretado no leite, mas não se sabe em qual quantidade e como ele afeta a composição do leite materno. Por essa razão, não é recomendado o seu uso em mulheres que estejam amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Uso Pediátrico
Não é recomendado o uso de citrato de potássio monoidratado em crianças, pois sua segurança e eficácia não foram estabelecidas na população pediátrica.
Geriatria
Não há particularidades quanto ao uso de citrato de potássio monoidratado na população geriátrica, devendo ser respeitadas as contraindicações e precauções recomendadas para a população adulta.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)