Ação da Substância - Leite de Magnésia Cimed

Bula Leite de Magnésia Cimed

Princípio ativo: Hidróxido de Magnésio

Classe Terapêutica: Antiácidos Puros

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Qual a ação da substância do Leite de Magnésia Cimed?

Resultados de Eficácia


O Hidróxido de Magnésio tem seu uso tradicionalmente reconhecido como laxante e antiácido (Formulário Nacional – Farmacopéia Brasileira 2005).

Características Farmacológicas


O Hidróxido de Magnésio é um composto que é praticamente insolúvel em água e reage com o ácido clorídrico no estômago, formando cloreto de magnésio e reduzindo a acidez gástrica. A sua ação neutralizante é semelhante a do bicarbonato de sódio e quando a dose administrada é superior a dose necessária para que ocorra a neutralização do ácido cloridrico, o ph intragástrico pode atingir ph 8 ou 9. O rebote ácido decorrente a administração do Hidróxido de Magnésio é insignificante. O Hidróxido de Magnésio também age aumentando a retenção de água no lúmen intestinal. O Hidróxido de Magnésio exerce seu efeito terapêutico antiácido rapidamente no trato gastrointestinal e, consequentemente, esta ação independe das propriedades farmacocinéticas.

Após administração oral, cerca de 1/3 a 1/2 do magnésio é absorvido lentamente no intestino delgado. Os sais de magnésio são excretados majoritariamente na urina, com pequenas quantidades excretadas pelas fezes e pela saliva. Dados de segurança pré-clínicos sobre Hidróxido de Magnésio na literatura não revelaram achados que são de relevância para a dose recomendada e utilização do produto.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.