Reações Adversas - Laneli

Bula Laneli

Princípio ativo: Polivitamínico + Minerais

Classe Terapêutica: Polivitamínicos com Minerais, Prenatais

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Laneli?

Informe o seu médico sobre o aparecimento de reações diferentes ou desagradáveis.

Ocasionalmente (reação incomum, > 0,1% e < 1%) podem ocorrer distúrbios gastrintestinais. As demais reações adversas descritas, nas doses prescritas nesse medicamento, são consideradas raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) ou muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento

Reações adversas relacionadas a cada um dos fármacos que compõem o Laneli

Vitamina A

O uso de grandes quantidades de vitamina A por longos períodos pode ser tóxico. A hipervitaminose A é caracterizada por cansaço, irritabilidade, falta de apetite, perda de peso, vômitos e outros distúrbios gastrintestinais, diminuição da temperatura corporal, aumento anormal do tamanho do fígado, reações na pele (amarelada, seca, sensibilidade à luz), coceira, queda de cabelo, ressecamento do cabelo, lábios rachados e com sangramento, anemia, dor de cabeça, aumento dos níveis de cálcio no sangue, inchaço, diurese noturna, dor nos ossos e articulações. A suscetibilidade a reações adversas pela vitamina A é maior nas crianças e em pacientes com doença hepática. Doses excessivas de vitamina A devem ser evitadas por grávidas devido ao potencial teratogênico.

Vitamina D

A ingestão excessiva de vitamina D pode causar um aumento do nível de fósforo no sangue ou aumento do nível de cálcio no sangue. Os efeitos associados com o aumento do nível de cálcio no sangue incluem eliminação de cálcio na urina, calcificação dos rins e lesão cardiovascular. Os sintomas de superdosagem incluem falta de apetite, cansaço, náuseas, vômitos, intestino preso, diarreia, aumento da eliminação da quantidade de urina, diurese noturna, sudorese, dor de cabeça, sede, sono e vertigem.

Vitamina E

É geralmente bem tolerada. Grandes doses podem provocar diarreia, dor abdominal, e outros distúrbios gastrintestinais. Tem sido reportados visão borrada, tontura, cansaço e fraqueza. Grandes doses de vitamina E podem aumentar a possibilidade de hemorragia em pacientes com deficiência de vitamina K, como para aqueles que tomam anticoagulante oral, assim como um aumento no risco de trombose, principalmente para as pacientes em tratamento com estrogênios.

Vitamina C

Geralmente é bem tolerada. Altas doses podem causar diarreia ou distúrbios gastrintestinais. Tem sido reportados que altas doses talvez resultem em um aumento da taxa de ácido oxálico na urina e na formação de cálculo renal de oxalato de cálcio.

Vitamina B1

É geralmente bem tolerada e raramente podem ocorrer náuseas e vômitos.

Vitamina B2

É geralmente bem tolerada e raramente podem ocorrer náuseas e vômitos. Altas doses de vitamina B2 podem ocasionar uma coloração amarelo brilhante na urina, o que pode interferir nos resultados dos testes laboratoriais.

Vitamina B6

O uso prolongado de altas doses da vitamina B6 está associado com o desenvolvimento de doença dos nervos periféricos severa.

Vitamina B12

É geralmente bem tolerada e raramente pode ocorrer náuseas e vômitos.

Nicotinamida

É geralmente bem tolerada, mas raramente pode ocorrer aumento da freqüência cardíaca, vermelhidão na pele, náuseas, vômitos, aumento dos níveis de glicose e ácido úrico no sangue, visão borrada e câimbras nos braços e pernas.

Ácido fólico

É geralmente bem tolerado. Distúrbios gastrintestinais e reações de hipersensibilidade raramente são relatados.

Ferro

Raramente pode ocasionar dor abdominal, náuseas, vômitos, prisão de ventre, diarreia e fezes escuras.

Zinco

Raramente pode ocasionar dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e gastrite (principalmente se for tomado com o estômago vazio).

Cálcio

Raramente pode ocasionar dor abdominal, náuseas, vômitos e prisão de ventre.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.