Quais cuidados devo ter ao usar o Lamivudina + Dolutegravir Sódico Fiocruz?
As advertências e precauções especiais relevantes ao dolutegravir e lamivudina estão incluídas nesta seção. Não existem precauções e advertências adicionais relevantes a dolutegravir sódico + lamivudina.
Reações de hipersensibilidade (alergia)
Procure o seu médico imediatamente se você desenvolver uma erupção cutânea. Algumas pessoas que tomaram dolutegravir sódico + lamivudina tiveram reações alérgicas. Os sintomas incluem, entre outros, erupção cutânea, febre, cansaço (fadiga), angioedema (inchaço às vezes na face ou boca, que pode dificultar a respiração), dor nos músculos ou articulações.
Seu médico poderá solicitar exames de sangue para monitorar seu estado de saúde e recomendar a interrupção do tratamento com dolutegravir sódico + lamivudina.
Acidose láctica
Algumas pessoas que tomam dolutegravir sódico + lamivudina ou outros medicamentos de sua classe (ITRNs) podem desenvolver uma condição chamada acidose láctica, juntamente com um aumento no fígado. A acidose láctica é uma condição causada por um acúmulo de ácido láctico no corpo. Ela é rara; se isto ocorrer, ela geralmente se desenvolve após alguns meses de tratamento. Ela pode ser de risco à vida, causando a falência de órgãos internos. A ocorrência de acidose láctica é mais provável em pessoas que têm alguma doença do fígado, especialmente em mulheres. Os sinais de acidose láctica incluem respiração profunda, rápida e difícil, sonolência, dormência ou fraqueza nos membros, sensação de enjoo (náusea), vômito e dor de estômago. Durante o seu tratamento, o seu médico o monitorará para sinais de acidose láctica. Se você apresentar algum dos sintomas listados acima ou algum outro sintoma que o preocupe, consulte o seu médico imediatamente.
Lipídeos séricos e glicose sanguínea
Os níveis de gorduras e açúcar no sangue podem aumentar durante a terapia antirretroviral. O controle da doença e alterações no estilo de vida são também fatores contribuintes. Seu médico irá solicitar exames de sangue para monitorar esses níveis. Caso alguma alteração seja observada, ele irá recomendar o tratamento adequado.
Síndrome de reconstituição imune/Infecções oportunistas
Pessoas com infecção pelo HIV (AIDS) avançada têm sistemas imunológicos enfraquecidos e têm maior probabilidade de desenvolver infecções graves (infecções oportunistas). Quando elas iniciam o tratamento, o sistema imunológico se fortalece e o corpo começa a combater as infecções.
Sintomas de infecção e inflamação podem se desenvolver, causados por:
- Infecções antigas, ocultas, que se manifestam novamente quando o corpo as combate;
- Sistema imunológico atacando o tecido corporal saudável (distúrbios autoimunes).
Os sintomas de distúrbios autoimunes podem se desenvolver muitos meses depois de você começar a tomar o medicamento para tratar sua infecção pelo HIV.
Os sintomas podem incluir:
- Fraqueza muscular e/ou dor muscular;
- Dor ou inchaço nas articulações;
- Fraqueza começando nas mãos e pés e subindo em direção ao tronco do corpo;
- Palpitações ou tremor;
- Hiperatividade (inquietação e movimento excessivos).
Se você tiver algum sintoma de infecção ou se notar algum dos sintomas acima, informe o seu médico imediatamente. Não tome outros medicamentos para a infecção sem a orientação do seu médico.
Coinfecção com hepatite B
Informe ao seu médico caso você tenha ou já tenha tido uma doença do fígado, incluindo hepatite B ou C.
Caso você seja portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV-1) e do vírus da hepatite B (VHB), dolutegravir sódico + lamivudina pode causar efeitos adversos graves, incluindo:
- Infecção por VHB resistente. Seu médico irá solicitar a realização de testes para a infecção por VHB antes do início do tratamento com dolutegravir sódico + lamivudina. Caso você viva com HIV1 e hepatite B, o vírus da hepatite B pode ser alterado (sofrer mutação) durante o tratamento com dolutegravir sódico + lamivudina e se tornar mais difícil de ser tratado (resistente). Não é conhecido se dolutegravir sódico + lamivudina é seguro e eficaz em pessoas com ambas as infecções por HIV-1 e VHB;
- Piora na infecção por VHB. Caso você tenha a infecção por HIV-1 e VHB, este pode piorar caso você interrompa o tratamento com dolutegravir sódico + lamivudina. Esta piora é caracterizada por quando sua infecção por VHB retorna, repentinamente, de uma maneira mais grave que antes. Este agravamento da condição do fígado pode ser sério e levar à morte.
Informe seu médico se você tiver alguma doença hepática ou já tiver tido alguma doença hepática. Seu médico deverá fazer a testagem de hepatite B antes do início do tratamento com dolutegravir sódico + lamivudina. Caso você seja portador do vírus da imunodeficiência humana (HIV-1) e do vírus da hepatite B (VHB), dolutegravir sódico + lamivudina pode causar efeitos adversos graves. Você poderá necessitar de testes adicionais, incluindo exames de sangue, durante o tratamento.
Infecções oportunistas
Os pacientes que receberem dolutegravir sódico + lamivudina ou qualquer outra terapia antirretroviral podem ainda desenvolver infecções oportunistas e outras complicações da infecção pelo HIV. Portanto, os pacientes devem permanecer sob observação clínica criteriosa por médicos com experiência no tratamento dessas doenças associadas ao HIV.
Acompanhamento Médico
Durante o tratamento, seu médico irá recomendar a realização de exames de sangue regulares, para avaliar seu tratamento e monitorar as possíveis reações adversas.
Mantenha contato regular com seu médico
Dolutegravir sódico + lamivudina ajuda a controlar sua infecção e retarda a progressão da doença, mas não cura a infecção por HIV. Você precisa tomar dolutegravir sódico + lamivudina todos os dias para impedir a progressão da doença. Não pare de tomar a medicação, a não ser por orientação médica. Você ainda pode desenvolver infecções e doenças relacionadas à infecção pelo HIV. Não deixe de visitar seu médico regularmente.
Gravidez
Se você estiver grávida, ou achar que pode estar, ou se você estiver planejando engravidar, não tome dolutegravir sódico + lamivudina sem consultar o seu médico. Ele considerará o benefício a você em contraposição ao risco para o seu bebê ao tomar dolutegravir sódico + lamivudina durante a gravidez.
Em bebês expostos a medicamentos da classe de dolutegravir sódico + lamivudina durante a gravidez ou no parto, foram observados pequenos aumentos temporários nos níveis sanguíneos de uma substância chamada lactato. Adicionalmente, houve relatos muito raros de doenças que afetam o sistema nervoso, como um atraso no desenvolvimento e convulsões.
Amamentação
É recomendado que mulheres vivendo com HIV não amamentem seus filhos, para evitar a transmissão do vírus. Uma quantidade pequena dos ingredientes de dolutegravir sódico + lamivudina também pode passar para o leite materno.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Dolutegravir sódico + lamivudina pode causar tontura e outros efeitos que afetem sua atenção para dirigir ou operar máquinas. Não dirija ou opere máquinas a não ser que tenha certeza de que não está sob efeito do medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)