Ação da Substância - Lacto-Vagin

Bula Lacto-Vagin

Princípio ativo: Tirotricina

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Qual a ação da substância do Lacto-Vagin?

Resultados de Eficácia


Em estudo realizado com solução ginecológica composta por tirotricina associada a outros fármacos no tratamento de processos inflamatórios, vulvovaginites e desordens vaginais observaram-se uma eficácia de 94% nos primeiros dias e de 100% no término do tratamento. O medicamento apresentou tolerância em 100% dos casos. (Silva, 1995).

Características Farmacológicas


Tirotricina é um medicamento utilizado no tratamento de inflamações e infecções vulvovaginais.

Os componentes de Tirotricina apresentam atividades antibacteriana, antifúngica e antiinflamatória, restaurando as características normais da vagina e genitais externos.

A tirotricina é um antibiótico polipeptídico produzido a partir da fermentação do Bacillus brevis. Sua atividade antibacteriana é a soma das ações da gramicidina e tirocidina que exercem o efeito bactericida através da estimulação de um tipo anormal do metabolismo dos carboidratos, impedindo a produção normal de energia e consequentemente o crescimento bacteriano e divisão celular. Além do efeito bactericida este peptídeo também possui propriedades fungicidas. (Martidale, 2009; Silva, 1997; Burguer, 1995).

A hidroxiquinolina possui ação antibacteriana, antifúngica e antiprotozoária, por possuir maior afinidade pela parede microbiana lipídica que facilita sua penetração celular para quelar íons metálicos. (HALL, 1998; Kaul e Lewis, 1965).

O ácido tânico é um adstringente e descongestionante das mucosas, diminuindo a produção de secreções. (Martidale, 2009).

Os ácidos láctico e acético em solução possuem ação antibacteriana, antifúngica e antiprotozoários em desordens vaginais. Sua ação ocorre principalmente pela destruição da parede celular de microorganismos. (Ito, 2007).

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.