Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Klamy maior do que a recomendada?
Não há experiência quanto à superdose ou intoxicação de teriflunomida em humanos. Doses diárias de 70 mg de teriflunomida por até 14 dias foram bem toleradas, em indivíduos saudáveis.
Em caso de superdose ou intoxicação relevante, recomenda-se o uso de colestiramina ou carvão ativado para acelerar a eliminação.
Procedimento de eliminação acelerada – colestiramina e carvão ativado
A teriflunomida é eliminada lentamente do sangue. Sem o procedimento de eliminação acelerada, o tempo para que a quantidade de Klamy (teriflunomida) no sangue fique menor que 0,25 mg/L éde 6 meses, em média. Por causa das variações individuais, a eliminação da droga no sangue pode demorar até 2 anos.
O procedimento de eliminação acelerada pode ser utilizado a qualquer momento, após a descontinuação de Klamy. A eliminação pode ser acelerada pelos seguintes processos:
- Administração de 8 g de colestiramina a cada 8 horas, por 11 dias. Se 8 g de colestiramina, três vezes por dia, não são bem tolerados, 4 g de colestiramina, três vezes por dia, podemser usados.
- Administração de 50 g de pó de carvão ativado, a cada 12 horas, por 11 dias.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)