Quais cuidados devo ter ao usar o Kazfona?
Durante a administração de acetato de caspofungina, reações alérgicas com risco de morte foram relatadas raramente. Foram relatados sinais ou sintomas possivelmente mediados pela histamina, incluindo erupção cutânea, inchaçodo rosto e/ou dos lábios, prurido, sensação de calor ou dificuldade respiratória. Acetato de caspofungina também pode causar reações adversas graves à pele, incluindo descamação da pele, úlceras na membrana mucosa, urticária oudescamação de grandes áreas da pele. Informe o seu médico ou farmacêutico imediatamente sobre esses ou quaisquer outros sinais ou sintomas incomuns que apresentar.
Informe o seu médico sobre qualquer condição médica e sobre qualquer tipo de alergia que esteja apresentando ou tenha apresentado.
Gravidez e amamentação
Informe imediatamente o seu médico em caso de suspeita de gravidez. Não há experiência clínica envolvendo mulheres grávidas. Em estudos com animais, demonstrou-se que a caspofunginaultrapassa a barreira placentária.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Não se sabe se essa medicação é excretada no leite humano, portanto, mulheres que estejam recebendo acetato de caspofungina não devem amamentar.
Crianças
Acetato de caspofungina foi aprovado para uso em crianças e adolescentes (de 3 meses até 17 anos de idade) para todos os tipos de infecção descritos anteriormente. A dose utilizada em pacientes pediátricos pode diferir dadose utilizada em pacientes adultos. acetato de caspofungina não foi estudado adequadamente em bebês com menos de 3 meses de idade.
Idosos
Não é necessário ajuste da dose para pacientes idosos.
Uso em pacientes com insuficiência renal
Não é necessário ajuste posológico para pacientes com insuficiência renal.
Uso em pacientes com insuficiência hepática
Alguns pacientes com problemas hepáticos podem necessitar deajuste de dose. Informe o seu médico se apresenta ou já apresentou problemas hepáticos.
Dirigir ou operar máquinas
Não existem informações sugestivas de que acetato de caspofungina afete a capacidade de conduzir veículos ou operar máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)