Quais cuidados devo ter ao usar o Januvia?
Informe ao seu médico se você apresenta ou já apresentou:
- Diabetes tipo 1;
- Cetoacidose diabética (níveis elevados de cetonas no sangue ou na urina);
- Problemas renais ou outros problemas clínicos;
- Uma reação alérgica a Januvia®.
Gravidez e amamentação
Mulheres grávidas ou que pretendem engravidar devem consultar seu médico antes de tomar Januvia®. O uso de Januvia® não é recomendado durante a gravidez.
Ainda não se sabe se Januvia® passa para o leite materno, por isso você não deve usar Januvia® se estiver amamentando ou se planeja amamentar.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Crianças
Januvia® não é eficaz em crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade. Januvia® não foi estudado em crianças com menos de 10 anos de idade.
Idosos
Nos estudos, Januvia® demonstrou boa ação e foi bem tolerado por pacientes adultos mais idosos, por isso não é necessário ajuste de dose com base na idade.
Enquanto estiver tomando Januvia®
Foram relatados casos de inflamação do pâncreas (pancreatite) em pacientes que usavam Januvia®. A pancreatite pode ser uma doença grave, até fatal. Pare de tomar Januvia® e entre em contato com seu médico se sentir dor estomacal forte e persistente, com ou sem vômitos, porque você pode estar com pancreatite.
Casos de reações na pele denominadas penfigoide bolhoso, que podem exigir tratamento hospitalar, foram relatados entre os pacientes tratados com Januvia®. Caso você desenvolva bolhas ou ruptura (erosão) na pele, informe o seu médico. Ele poderá orientá-lo a parar de tomar Januvia®.
Dirigir veículos ou operar máquinas
Não existem informações sugestivas de que Januvia® afete sua capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)