Como usar o Ivahart?
Tome Ivahart® exatamente conforme indicado pelo seu médico ou farmacêutico. Fale com seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.
Ivahart® deve ser tomado durante as refeições.
Se você está em tratamento da angina pectoris estável
A dose inicial não deve exceder um comprimido de Ivahart® 5mg duas vezes ao dia. Se você ainda tem sintomas de angina e se você tolerou bem a dose de 5mg duas vezes ao dia, a dose pode ser aumentada. A dose de manutenção não deve exceder 7,5mg duas vezes ao dia. Seu médico irá prescrever a dose correta para você. A dose habitual é de um comprimido pela manhã e outro à noite. Em alguns casos (ex: se você é idoso), seu médico pode prescrever metade de uma dose, isto é, meio comprimido de Ivahart® 5mg (correspondente a 2,5mg de ivabradina) na parte da manhã e meio comprimido de 5mg à noite.
Se você está em tratamento da insuficiência cardíaca crônica
A dose inicial habitualmente recomendada é de um comprimido de Ivahart® 5mg duas vezes ao dia aumentando, se necessário, para um comprimido de Ivahart® 7,5mg duas vezes ao dia. O seu médico irá decidir a correta dose para você. A dose habitual é de um comprimido pela manhã e outro à noite. Em alguns casos (ex: pacientes idosos), seu médico pode prescrever metade da dose, isto é, meio comprimido de Ivahart® 5mg (correspondente a 2,5mg de ivabradina) pela manhã e meio comprimido de Ivahart® 5mg à noite.
Se você parar de tomar Ivahart®:
Como o tratamento da angina ou da insuficiência cardíaca crônica normalmente são tratamentos prolongados, você deve falar com seu médico antes de interromper o tratamento com esse medicamento.
Se você notar que o efeito da Ivahart® está muito forte ou muito fraco, consulte o seu médico ou farmacêutico.
Se você tiver qualquer outra dúvida sobre este medicamento, consulte seu médico ou farmacêutico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Ivahart® 5 mg pode ser partido e Ivahart® 7,5 mg não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)