Quais cuidados devo ter ao usar o Isotrex?
Isotrex® gel contém uma base alcoólica que pode causar irritação aos olhos, sensação de prurido e ardência em membranas mucosas ou outras superfícies sensíveis. Estes efeitos também podem ser provocados pela presença de princípio ativo (isotretinoína).
Os produtos não devem ser aplicados na pele eczematosa, esfoliada ou que apresente queimadura solar e em outros locais sensíveis como os ângulos do nariz e o pescoço.
O uso de outros produtos tópicos com a mesma finalidade terapêutica deverá ser feito com precaução, pois pode ocorrer um efeito irritante cumulativo, especialmente com o uso de produtos contendo agentes abrasivos e descamantes.
Evitar a exposição excessiva de áreas tratadas com Isotrex® à luz solar ou a lâmpadas ultravioletas, protegendo-as com a utilização de protetor solar com, FPS de, no mínimo, 15 ou com roupas.
A segurança e a eficácia não foram ainda estabelecidas em crianças e, portanto, o uso de Isotrex® é recomendado somente a pacientes com idade superior a 12 anos.
Cosméticos não-oleosos podem ser utilizados, desde que a área da pele a ser tratada com Isotrex® seja limpa e seca antes da aplicação do produto.
Uso na gravidez e lactação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Atenção: risco para mulheres grávidas. Pode causar problemas ao feto.
Não há evidências que comprovem a segurança do uso de isotretinoína tópica na gravidez.
Estudos de reprodução, conduzidos em coelhos, com Isotrex® em uma concentração 60 vezes maior que a posologia humana não revelaram alterações prejudiciais ao feto. No entanto, em razão dos estudos realizados com isotretinoína sistêmica, em humanos, que demonstraram a sua associação com a teratogenicidade, como por exemplo defeitos de formação da face, das orelhas, do coração e do sistema nervoso, Isotrex® não deve ser utilizado por mulheres grávidas. Àquelas que pretendam engravidar em um curto espaço de tempo, devem ser tomadas medidas efetivas que previnam a gravidez antes, durante e logo após o término do tratamento com Isotrex®.
A absorção percutânea de isotretinoína de Isotrex® é desprezível. No entanto, como não existem dados que comprovem ausência da isotretinoína no leite, Isotrex®, como muitos medicamentos, não deve ser utilizado durante a lactação.
Isotrex® não deve entrar em contato com a boca, olhos e outras membranas mucosas.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)