Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Inicox DP com outros remédios?
- Outros inibidores das prostaglandinas, incluindo salicilatos (ácido acetilsalicílico) e glicocorticóides: o uso concomitante ao meloxicam aumenta o risco de úlceras e sangramento gastrointestinal. O uso de meloxicam com outros anti-inflamatórios não esteróides não é recomendado.
- Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) aumentam o risco de sangramento gastrointestinal.
- Lítio: pode ter suas concentrações sanguíneas aumentadas. Quando utilizado simultaneamente, recomenda-se monitorizar as concentrações plasmáticas de lítio ao se iniciar, ajustar ou descontinuar o meloxicam.
- Metotrexato: o uso concomitante ao meloxicam pode provocar aumento da concentração no sangue do metotrexato que, por isso, pode ter sua toxicidade aumentada. Não é recomendado para pacientes tratados com altas doses de metrotrexato ( >15 mg/semana) e para pacientes tratados com baixas doses e com função renal comprometida.
- Diuréticos: o uso concomitante está associado a risco de insuficiência renal aguda em pacientes desidratados.
- Anti-hipertensivos (betabloqueadores, inibidores da ECA, vasodilatadores e diuréticos): tem sido relatada diminuição do efeito hipotensor (capacidade de diminuir a pressão arterial) de certos anti-hipertensivos, devido à inibição das prostaglandinas vasodilatadoras (aumentam o calibre dos vasos).
- A administração concomitante de antiácidos, cimetidina, digoxina e furosemida não revelou interações farmacocinéticas significativas.
- DIU (dispositivo intrauterino): tem sido relatado que os anti-inflamatórios não esteróides diminuem a eficácia do DIU.
- Antagonistas dos receptores de angiotensina II e inibidores da ECA: o tratamento concomitante com antiinflamatórios é associado a risco aumentado de insuficiência renal em pacientes com função renal comprometida.
- A colestiramina leva a uma eliminação mais rápida do meloxicam.
- A ciclosporina pode ter sua ação tóxica sobre os rins aumentada.
- Não se pode excluir interação com hipoglicemiantes orais.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)