Qual a ação da substância do Inalador Vick?
Resultados de Eficácia
Um estudo clínico conduzido por Burrow 1 demonstrou o efeito de melhoria do fluxo de ar sentido no nariz após a inalação de alguns óleos essenciais, incluindo a cânfora e levomentol.
Este efeito é devido à estimulação dos receptores de levomentol e de cânfora localizados nas terminações das fibras nervosas trigeminais que inervam a cavidade nasal 2,3. Isto é sentido com a sensação de frescor e melhora do fluxo de ar induzido nas membranas mucosas de todo o trato respiratório.
Os efeitos de cânfora e do levomentol neste estudo clínico foram observados dentro de 5 minutos 1 . Dessa forma, promovem a sensação de descongestão nasal.
Características Farmacológicas
Cânfora + Levomentol é um inalador nasal contendo um líquido constituído por óleos voláteis, com os ingredientes ativos cânfora e levomentol. Outros ingredientes no produto incluem o óleo de agulha de pinho siberiano e o salicilato de metila como excipientes. Cânfora e levomentol são usados para proporcionar a sensação de alívio da congestão nasal. A inalação destes princípios ativos melhoram a percepção de fluxo de ar no nariz nestes pacientes.
Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção
Os ingredientes ativos de Cânfora + Levomentol são lipossolúveis e chegam às vias respiratórias como um vapor diluído com o ar inspirado.
A absorção dos vapores de mentol e cânfora contidos em Cânfora + Levomentol ocorre na mucosa nasal e nas vias respiratórias superiores. Uma pequena parte é excretada pelos pulmões e a maior parte absorvida é metabolizada no fígado e excretada na urina.
O efeito do Cânfora + Levomentol é sentido em menos de 5 minutos após a utilização.
A cânfora e o levomentol provocam uma sensação de frio e frescor e melhora no fluxo de ar nas vias respiratórias. O efeito resfriador pode ser seguido algumas vezes por uma sensação de calor.
Esta sensação de calor não ocorre devido à evaporação do levomentol nem devido vasodilatação, mas por uma ação específica relativa à terminação dos nervos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)