Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Hytrin com outros remédios?
Hipertensão (pressão alta)
Não foram observados problemas importantes quando se utilizou o Cloridrato de Terazosina com outros medicamentos para tratar a pressão alta, tais como diuréticos e bloqueadores beta-adrenérgicos.
O Cloridrato de Terazosina foi usado em conjunto com os seguintes medicamentos ou classes de medicamentos sem causar problemas ao paciente pela associação
- Analgésicos/antiinflamatórios (p. ex.: paracetamol, ácido acetilsalicílico, codeína, ibuprofeno, indometacina, fenilbutazona);
- Antibióticos (p. ex.: eritromicina, trimetoprima, ampicilina, penicilina, tetracicilina, e sulfametoxazol);
- Anticolinérgicos/ simpatomiméticos (p. ex.: cloridrato de fenilefrina, cloridrato de fenilpropanolamina, cloridrato de pseudoefedrina);
- Antigotosos (p. ex.: alopurinol, probenecida);
- Anti-histamínicos (p. ex.: clorfeniramina);
- Agentes cardiovasculares (p. ex.: atenolol, hidroclortiazida, meticlotiazida, propranolol);
- Corticosteróides;
- Agentes gastrintestinais (p. ex.: antiácidos);
- Hipoglicemiantes (p. ex.: clorpropamida, insulina, tolazamida, tolbutamida);
- Ansiolíticos/ sedativos (p. ex.: clorazepato, clordiazepóxido, diazepam, flurazepam);
- Glicosídeos cardíacos (p. ex.: digoxina);
- Antiarrítmicos (p. ex.: procainamida, quinidina);
- Hormônios/esteróides (p. ex.: suplementação estrogênica).
Deve-se ter bastante cuidado quando se utilizar o Cloridrato de Terazosina junto com outros medicamentos para tratar a pressão alta (anti-hipertensivos; p. ex.: antagonistas de cálcio), para evitar a possibilidade de hipotensão (queda da pressão) significativa. Quando se deseja incluir mais um medicamento como um diurético ou outro agente anti-hipertensivo, deve-se baixar a dose.
Inibidores de PDE-5
Hipotensão foi reportada quando Cloridrato de Terazosina foi utilizada concomitante a inibidores de fosfodiesterase-5 (PDE-5).
Hiperplasia prostática benigna (HPB)
Não foram observadas reações adversas importantes (efeitos colaterais) em pacientes com aumento da próstata não associado a tumores malignos (hiperplasia prostática benigna – HPB) que usaram o Cloridrato de Terazosina junto com antiinflamatórios não esteroidais, teofilina, antianginosos, hipoglicemiantes orais, exceto com inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) ou diuréticos.
Entretanto, um pequeno número de pacientes apresentou tonturas (vertigens) quando o Cloridrato de Terazosina em estudos clínicos.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)