Precauções - Herpesine

Bula Herpesine

Princípio ativo: Idoxuridina

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Herpesine?

O herpes – labial, cutâneo e genital – é uma doença causada por vírus. Os vírus podem ser transmitidos, de uma pessoa para outra, disseminando a doença ou causando novas lesões nas pessoas que já têm herpes. As lesões do herpes podem aparecer na boca (labial); na pele (cutâneo) e na região genital. Em alguns casos, podem aparecer, também, nos olhos. Essas lesões se iniciam com uma sensação de queimação, coceira ou ardência e vermelhidão; depois surgem pequenas bolhas, contendo líquido claro, e, finalmente, as bolhas se rompem, formando feridas e crostas. No líquido das bolhas e nas feridas existe grande quantidade de vírus e, nesse período, a transmissão da doença é maior.

Algumas medidas são, então, necessárias:

  • Evite beijos ou o contato da pele, com pessoas que estejam apresentando as lesões do herpes.
  • Evite compartilhar toalhas, utensílios como copos e talheres, batons ou outros itens que possam transmitir o vírus.
  • Mantenha as mãos sempre limpas: se você teve contato com alguma pessoa com as lesões do herpes, lave as mãos.
  • Se você tem herpes, tome os mesmos cuidados, principalmente se estiver com lesões, para não transmitir vírus para outras pessoas. Tenha cuidado, também, com você mesmo: lave as mãos com frequência, principalmente após contato com suas lesões, pois você poderá levar o vírus de uma parte do seu corpo para outra.
  • Ao tratar das lesões, lave as mãos e o local das lesões com água e sabão; enxugue as lesões preferencialmente com lenços descartáveis e aplique o medicamento. Torne a lavar as mãos.
  • Se você tem herpes, evite condições e situações que causem novas “crises”: tente prevenir o cansaço excessivo, gripes e resfriados; evite o sol excessivo (use constantemente protetor solar no rosto e nos lábios) e o frio.
  • Nos casos de herpes genital, os cuidados são os mesmos que os necessários para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis limite o número de parceiros sexuais; sempre use preservativos e evite relações com parceiros que estejam com as lesões do herpes.
  • Se você tem herpes e está grávida, mesmo que não tenha lesões durante a gravidez, avise ao seu médico e siga as orientações dele, para evitar a transmissão para o bebê.

Gerais

Não há advertências ou recomendações especiais para o uso de Herpesine® (idoxuridina) nas doses recomendadas. Entretanto, medicamentos que contenham cortisona ou seus derivados podem piorar as lesões causadas pelo herpes e, se forem necessários, só devem ser usados com acompanhamento médico.

Uso durante a gravidez e lactação

Embora se tenha conhecimento do uso da idoxuridina por mulheres grávidas, não foram realizados estudos específicos para determinar a segurança do uso de Herpesine® (idoxuridina) por mulheres grávidas ou que estejam amamentando e, também, não há informações sobre sua eliminação no leite materno. Portanto, mulheres grávidas ou que estejam amamentando só devem usar Herpesine® (idoxuridina) com acompanhamento médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Idosos

Não há advertências ou recomendações especiais, sobre o uso do produto por pessoas idosas.

Renais crônicos

Não foram realizados estudos específicos para determinar a segurança do uso da idoxuridina por pessoas com insuficiência renal crônica. Portanto, pessoas com insuficiência renal crônica só devem usar Herpesine® (idoxuridina) com acompanhamento médico.

Alteração na capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas

Herpesine® (idoxuridina) não afeta a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.

Este medicamento contém lactose.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.