Quais as contraindicações do Hemitartarato de Norepinefrina Nova Farma?
Hemitartarato de norepinefrina é contraindicado em pacientes que tenham apresentado reações de hipersensibilidade ao hemitartarato de norepinefrina ou quaisquer outros componentes da formulação. Hemitartarato de norepinefrina não deve ser administrado em pacientes que se encontram hipotensos por déficit no volume sanguíneo, exceto como medida emergencial para manter a pressão arterial coronariana e cerebral até que a terapia de reposição do volume sanguíneo possa ser completada.
A administração contínua de hemitartarato de norepinefrina para manutenção da pressão sanguínea, na ausência de volume sanguíneo adequado, pode acarretar severa vasoconstrição periférica e visceral, diminuição da perfusão renal e do débito urinário, fluxo sanguíneo sistêmico insuficiente apesar da pressão sanguínea “normal”, hipóxia tissular e acidose láctica.
Hemitartarato de norepinefrina também não deve ser administrado em pacientes com trombose vascular mesentérica ou periférica (em razão do risco de aumento da isquemia e extensão da área de infarto) a menos que, na opinião do médico assistente, sua administração seja necessária como procedimento salva-vidas.
O hemitartarato de norepinefrina não deve ser administrado durante a anestesia com anestésicos ciclopropano e halotano devido ao risco de surgimento de taquicardia ventricular ou fibrilação.
Os mesmos tipos de arritmias cardíacas podem resultar do uso de Hemitartarato de norepinefrina em pacientes com hipóxia profunda ou hipercarbia.
Hemitartarato de norepinefrina somente deve ser administrado a mulheres grávidas se absolutamente necessário.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)