Quais cuidados devo ter ao usar o Hemifumarato de Bisoprolol + Hidroclorotiazida Unichem?
Nunca interrompa o tratamento com este medicamento abruptamente, particularmente se você sofre de determinados distúrbios do coração (doença cardíaca isquêmica, por exemplo, angina pectoris).
Se você apresentar alguma das seguintes condições, informe o médico antes de iniciar tratamento com este medicamento, pois ele poderá querer tomar alguns cuidados especiais (por exemplo, administrar um tratamento adicional ou realizar controles com maior frequência):
- Diabetes com níveis extremamente flutuantes de glicose no sangue, uma vez que podem estar mascarados sintomas de glicose sanguínea marcantemente reduzida (hipoglicemia), como batimentos cardíacos acelerados, palpitações e suor excessivo;
- Jejum rigoroso;
- Quaisquer doenças do coração, como insuficiência cardíaca, distúrbios leves do ritmo cardíaco (bloqueio atrioventricular do primeiro grau) ou dor grave do peito em repouso (angina de Prinzmetal);
- Problemas do fígado;
- Problemas menos graves de circulação sanguínea nos seus membros;
- Doenças brônquicas (asma ou doenças aéreas obstrutivas crônicas menos graves). Embora betabloqueadores cardiosseletivos (beta1) possam apresentar menos efeitos sobre a função pulmonar do que os betabloqueadores não-seletivos, como acontece com todos os betabloqueadores, estes devem ser evitados em pacientes com doenças obstrutivas das vias aéreas, a menos que existam razões clínicas relevantes para seu uso. Nessas situações, fumarato de bisoprolol + hidroclorotiazida pode ser usado com cautela;psoríase ou história familiar de psoríase (doença da pele em que aparecem manchas vermelhas, frequentemente com escamas de cor prateada);
- Tumor da glândula suprarrenal (feocromocitoma);
- Doenças da tiroide;
- Hipovolemia (volume de sangue reduzido que causa pressão sanguínea muito baixa);
- Hiperuricemia (excesso de ácido úrico no sangue), pois o risco de episódios de gota pode ser maior;
- Podem ocorrer reações alérgicas à luz (fotossensibilidade). Neste caso, deve-se proteger as áreas expostas ao sol ou à luz UVA artificial. Em casos graves, pode ser necessário parar o tratamento.
Além disso, informe ao médico se estiver em vias de ser submetido a:
- Terapia de dessensibilização (vacinas para alergias), uma vez que este medicamento pode aumentar a probabilidade de ter uma reação alérgica ou que essa reação seja mais grave;
- Anestesia (por exemplo, para cirurgia), uma vez que este medicamento pode influenciar o modo como o seu organismo reage a esta situação.
Exames adicionais
A hidroclorotiazida age influenciando o equilíbrio de sal e água do corpo. Seu médico poderá solicitar-lhe exames periódicos, de forma a poder detectar sinais de desequilíbrio nos líquidos orgânicos ou nos eletrólitos. Isto é especialmente importante se você tiver condições adicionais que podem agravar-se se o balanço eletrolítico for perturbado.
Seu médico também vai verificar periodicamente os níveis de gordura, ácido úrico ou glicose no seu sangue.
A hidroclorotiazida (um dos componentes do fumarato de bisoprolol + hidroclorotiazida), pode causar uma reação idiossincrática, resultando em distúrbios oculares como efusão coroidal (acúmulo de fluido na camada vascular do olho), miopia transitória aguda e glaucoma de ângulo-fechado agudo. Os sintomas incluem um início agudo da diminuição da acuidade visual ou dor ocular e ocorrem normalmente dentro de horas a semanas após a administração do medicamento.
Fale com o seu médico antes de utilizar fumarato de bisoprolol + hidroclorotiazida caso tenha tido câncer da pele ou se desenvolver uma lesão cutânea inesperada durante o tratamento. O tratamento com hidroclorotiazida, no caso particular da utilização de doses elevadas a longo prazo, pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer da pele e de lábio (câncer da pele não-melanoma). Proteja a sua pele contra exposição solar e radiação ultravioleta enquanto estiver fazendo uso de fumarato de bisoprolol + hidroclorotiazida.
Gravidez e amamentação
Existe o risco da utilização deste medicamento durante a gravidez poder ser prejudicial para o bebê. Se você estiver grávida ou planejando engravidar, informe imediatamente o médico. Ele decidirá se você pode tomar este medicamento durante a gravidez. O uso deste medicamento não é recomendado durante a gravidez.
O uso deste medicamento não é recomendado durante a amamentação, uma vez que a hidroclorotiazida é excretada no leite materno em doses mínimas e o bisoprolol também pode ser. Além, disso, a hidroclorotiazida pode inibir a produção de leite.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Direção de veículos e operação de máquinas
Em geral, este medicamento não influencia a capacidade de dirigir e operar máquinas. Entretanto, dependendo do modo como você tolera o medicamento, essa capacidade pode ser afetada. Tenha um cuidado especial no início do tratamento e quando a medicação é trocada, assim como quando em combinação com bebidas alcoólicas.
Este medicamento pode causar doping.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)