Quais cuidados devo ter ao usar o Harterya?
Assim como com outros anticoagulantes, se você tomar Harterya deve ser cuidadosamente monitorado em relação aos sinais de sangramento.
Harterya deve ser usada com precaução em condições de risco aumentado de hemorragia, tais como:
- Distúrbios hemorrágicos adquiridos ou congênitos (indivíduos que nascem com esses distúrbios); úlceras no estômago ou intestinos; endocardite bacteriana (infecção causada por bactérias que atinge partes do coração); doenças relacionadas às plaquetas (diminuição no número ou na sua função); história de acidente vascular cerebral hemorrágico (derrame); aumento grave da pressão arterial não controlada e cirurgia cerebral recente, da coluna vertebral ou oftalmológica (nos olhos).
A administração de Harterya deve ser interrompida se ocorrer hemorragia grave.
Em caso de complicações hemorrágicas, o tratamento deve ser interrompido e a origem do sangramento investigado.
Harterya é contraindicada caso você apresente doença do fígado associada a problemas na coagulação do sangue e risco de sangramento clinicamente relevante.
Harterya não é recomendada caso você apresente diminuição grave na função do fígado (insuficiência hepática) e deve ser usado com cautela caso essa insuficiência seja leve ou moderada.
Caso você vá ser submetido à anestesia, punção ou colocação de cateteres na coluna (espinhal ou epidural), avise seu médico.
O uso de Harterya não é recomendado em pacientes com diminuição da função dos rins (insuficiência renal com depuração de creatinina menor que 15 mL/min) e pacientes em diálise renal, e deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal grave.
A segurança e eficácia de Harterya não foram estudadas em pacientes com válvulas cardíacas protéticas (válvulas artificiais do coração), com ou sem fibrilação atrial, portanto o uso de Harterya não é recomendado nesses pacientes.
Harterya não é recomendada para pacientes com histórico de trombose diagnosticados com síndrome antifosfolípide (SAF). A eficácia e segurança de Harterya em pacientes com SAF ainda não foram estabelecidas.
A eficácia e segurança de Harterya em crianças menores de 18 anos de idade ainda não foram estabelecidas.
Não existem dados disponíveis e, portanto, não está recomendado o seu uso.
Harterya não é recomendada durante a gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
A decisão deve ser tomada pelo seu médico entre interromper a amamentação ou descontinuar o tratamento com Harterya.
Harterya não tem influência, ou é desprezível, sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas.
Este medicamento contém lactose.
Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência de lactase ou má-absorção de glicose-galactose não devem tomar este medicamento.
Idade avançada pode aumentar o risco de sangramento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)