Quais cuidados devo ter ao usar o Glucoformin?
Pediatria
A segurança do uso em crianças não está estabelecida.
Idosos
Estudos sugerem a ocorrência de diminuição do clearance plasmático total e de aumento do tempo de meia-vida da metformina, em decorrência da alteração da função renal com a idade. Tais pacientes devem ter monitorização cuidadosa da função renal.
Lactação
Estudos em ratos demonstraram a excreção da metformina no leite materno. Estudos em humanos ainda não foram estabelecidos. assim, a continuidade da terapia com metformina implica na interrupção da amamentação ou a manutenção da amamentação requer a interrupção da terapia.
Acidose Lática
A gravidade desta reação adversa recomenda que sejam rigorosamente seguidas as informações para o uso da metformina (VER INFORMAÇÃO TÉCNICA, item reações adversas e alterações em exames laboratoriais).
Perda de controles dos níveis de glicose
Condições estressantes como cirurgia, traumatismo, infecção e febre, podem levar a uma perda do controle do nível de glicose. Nestes casos é importante instituir a insulinoterapia em substituição ao tratamento com a metformina. O tratamento com metformina será restituído após a retomada de controle dos níveis de glicose.
Hipoglicemia
Apesar da metformina não causar hipoglicemia em condições normais de uso, esta pode ocorrer em pacientes com dieta hipocalórica, com reposição deficiente de calorias frente a exercícios físicos ou que façam uso de agentes hipoglicemiantes como sulfoniluréias, insulina ou etanol.
Exame radialógico utilizando contraste
Para a realização de exame radiológico utilizando contraste intravenoso (como urografia excretora e angiografia intravenosa), o tratamento com metformina deverá ser interrompido 48 horas antes e reinstituído 48 horas depois do exame ou quando o controle da função renal estiver restabelecido. Desta forma, evita-se o aumento do risco de ocorrência de acidose lática, devido à redução da excreção da metformina.
Ingestão concomitante com outras substâncias
O uso excessivo de álcool deve ser evitado durante o tratamento.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do ínicio, ou durante o tratamento.
Caso necessário, deve ser utilizada insulina humana para o controle da gliecemia.
Não tome medicamento sem o conhecimento do seu médic, pode ser perigoso para sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)