Como usar o Gama Anti-Hepatite B Grifols?
Injeção intramuscular lenta.
Se forem necessárias doses elevadas (> 5 mL), aconselha-se sua administração dividida em doses fracionadas e em diferentes regiões anatômicas.
Instruções para administração de medicamentos
- Abra a embalagem plástica que contém a seringa, o êmbolo e a agulha.
- Certifique-se de que a seringa esteja em temperatura ambiente (20 - 25 ºC) antes de usar.
- Separe a seringa e o êmbolo do suporte de plástico.
- Encaixe o êmbolo no fundo da seringa. Gire a haste do êmbolo no sentido horário até que as roscas estejam assentadas.
- Remova a tampa da parte superior da seringa e, em seguida, coloque a agulha na seringa.
- Prepare o local de injeção do paciente.
- Remova a tampa da agulha (não remova a tampa da agulha para preparar o produto para administração até pouco antes da injeção), elimine quaisquer bolhas de ar e insira a agulha no local de aplicação. Aspire antes da injeção para confirmar que a agulha não está em uma veia ou artéria. Injetar o produto por via intramuscular.
Profilaxia após a exposição
Após a exposição de uma pessoa não vacinada com material que contenha antígeno HBs ou tenha alto risco de contê-lo, a prática habitual é administrar de 12 a 20 UI por kg de peso corporal assim que possível, preferencialmente antes de 24 horas e iniciar a vacinação de hepatite B.
Após a exposição de uma pessoa vacinada que não tenha respondido à vacinação primária, administrar uma dose única (12 - 20 UI/kg) de imunoglobulina humana anti-hepatite B e uma dose de vacina de hepatite B assim que possível ou duas doses de imunoglobulina humana anti-hepatite B (uma durante as primeiras 24 horas e a segunda 1 mês depois).
Se a pessoa exposta houver sido previamente vacinada mas a resposta é desconhecida, determinar os níveis de anticorpos anti-HBs. Se a resposta for inadequada (< 10 mUI/mL) administrar uma dose de imunoglobulina anti-hepatite B imediatamente e uma dose de reforço da vacina. Se a resposta for adequada, não é necessário nenhum tratamento.
Caso não se disponha de instalações para realizar a análise, administrar uma dose de imunoglobulina anti-hepatite B imediatamente.
Profilaxia em recém nascidos de mães HBsAg positivas
40 UI/kg de peso corporal dentro das primeiras 12 horas após o nascimento e a primeira dose de vacina de hepatite B.
A administração da vacina de hepatite B deve ser realizada em um local diferente do corpo com drenagem linfática diferente.
Não se deve administrar imunoglobulina anti-hepatite B a pessoas HBsAg positivas visto que não é de se esperar nenhum efeito profilático.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)