Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Fosfato de Potássio Farmace com outros remédios?
Inibidores da enzima conversora de angiotensina (captopril, enalapril, lisinopril, quinapril, ramipril, fosinopril), diuréticos poupadores de potássio, glicosídeos digitálicos e outros medicamentos que contenham potássio podem causar hipercalemia, principalmente em pacientes com insuficiência renal.
Medicamentos contendo cálcio
O uso simultâneo de medicamento contendo cálcio pode aumentar o risco de deposição de cálcio em tecidos suaves.
Glicosídeos digitálicos
A administração de fosfato de potássio 2 mEq/mL solução injetável em pacientes digitalizados com severo ou completo bloqueio cardíaco pode resultar em hipercalemia.
Diuréticos poupadores de potássio
O uso concomitante com fosfato de potássio 2 mEq/mL solução injetável, especialmente em pacientes com insuficiência renal, pode resultar em hipercalemia.
Agentes anti-inflamatórios não esteroidais
O uso concorrente com fosfato de potássio 2 mEq/mL solução injetável pode resultar em hipercalemia, principalmente em pacientes com insuficiência renal.
Medicamentos contendo fosfato
O uso concomitante com outros medicamentos contendo fosfato podem aumentar o risco de hiperfosfatemia, especialmente em pacientes com doenças renais.
Medicamentos contendo potássio
O uso concorrente de medicamentos contendo potássio pode resultar em hipercalemia, especialmente em paciente com insuficiência renal.
Salicilatos
O o uso concomitante pode aumentar a concentração sérica de salicilatos, uma vez que a excreção de salicilatos é diminuída na urina acidificada. Isso pode resultar em concentrações tóxicas de salicilatos quando fosfato é administrado em pacientes totalmente estabilizados em salicilatos.
Combinações contendo, dependendo da quantidade presente, pode interagir com esses medicamentos:
- Esteroides anabólicos;
- Androgênios;
- Estrogênios;
- Amilorida;
- Espironolactona;
- Heparina, usuários crônicos.
Incompatibilidades:
- Fosfatos são incompatíveis em soluções contendo magnésio ou cálcio. fosfato de potássio é incompatível principalmente com o cloreto de cálcio. Também é incompatível com o gluconato de cálcio e glicerofosfato de sódio, com menor risco de precipitação que o cloreto de cálcio. O pH e a concentração de cálcio e fosfato na mistura final são os fatores mais importantes na precipitação de cálcio e fosfato.
- Soluções contendo outros cátions como ferro e alumínio podem igualmente precipitar.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)