Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Fortéo Colter Pen com outros remédios?
Não foram identificadas interações medicamentosas clinicamente significantes entre Fortéo Colter Pen e os seguintes medicamentos:
- Hidroclorotiazida, furosemida, digoxina, atenolol e preparações de liberação prolongada de diltiazem, nifedipina, felodipina e nisoldipina. Por isso, relate sempre ao seu médico se estiver fazendo uso de algum medicamento contendo alguma dessas substâncias.
A coadministração de Fortéo Colter Pen com raloxifeno não alterou os efeitos do Fortéo Colter Pen em relação à concentração de cálcio na urina e no sangue, nem os eventos adversos.
Fortéo Colter Pen pode ser administrado com alimento.
Não foram conduzidos estudos para avaliar a interação de Fortéo Colter Pen com plantas medicinais, álcool, nicotina e exames não laboratoriais.
Exames laboratoriais
Fortéo Colter Pen pode induzir aumentos pequenos e transitórios nas concentrações de cálcio no sangue. Caso você precise realizar um exame de sangue para avaliar as concentrações de cálcio sérico, deverá realizá-lo pelo menos 16 horas após a administração da sua dose de Fortéo Colter Pen para que o medicamento não interfira nos resultados do exame.
Fortéo Colter Pen também pode provocar pequenos aumentos na excreção de cálcio na urina. Caso necessite realizar exame de urina, informe seu médico sobre o uso de Fortéo Colter Pen.
Fortéo Colter Pen pode causar pequenos aumentos nas concentrações de ácido úrico no sangue (hiperuricemia). Entretanto, a hiperuricemia não resultou em um aumento de gota (inflamação das articulações devido ao aumento de ácido úrico no sangue), urolitíase (formação de cálculos no trato urinário) ou artralgia (dor nas articulações).
Informe ao médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)