Quais cuidados devo ter ao usar o Flykato?
Siga cuidadosamente as instruções do médico. Elas podem diferir das informações gerais desta bula.
Se alguma das seguintes situações se aplicar a você, fale com o seu médico ou farmacêutico antes de tomar Flykato®:
- Se tiver alguma infecção.
- Se tiver algum problema no coração.
- Se tiver problemas nos pulmões ou problemas respiratórios.
Informe imediatamente o seu médico se tiver algum destes sintomas durante o tratamento com Flykato®. - Se tiver febre, dor de garganta ou feridas na boca, porque essas reações podem indicar que a sua contagem de células sanguíneas brancas está baixa.
- Se tiver aparecimento de novos sintomas ou piora nos sintomas, como febre, tosse seca ou com secreção, dor no peito, dificuldade para respirar ou falta de ar, porque esses podem ser sinais de problemas pulmonares.
- Se estiver com ou tiver sentido dor no peito ou desconforto, atordoamento, desmaios, tontura, coloração azul dos lábios, mãos ou pés, falta de ar ou inchaço nas pernas (edema) ou pele, porque esses podem ser sinais de problemas cardíacos.
O seu médico pode precisar ajustar, suspender temporariamente ou descontinuar completamente o seu tratamento com Flykato®.
Monitoramento durante o tratamento com Flykato®
O seu médico realizará exames de sangue regulares durante o tratamento com Flykato®, a fim de monitorar a quantidade de células sanguíneas (células brancas, células vermelhas e plaquetas do sangue) e de eletrólitos (por exemplo, cálcio, potássio, magnésio) no seu corpo. Sua função cardíaca e pulmonar também será verificada regularmente.
Crianças e adolescentes
Flykato® não deve ser utilizado em crianças e adolescentes porque não se sabe se ele é seguro e eficaz para essa faixa etária.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Não é recomendado conduzir veículos ou usar máquinas, pois você pode sentir tontura ou vertigem enquanto estiver tomando Flykato®.
Flykato® contém álcool
Flykato® contém aproximadamente 14 % de álcool, o que corresponde a até 333’ mg de álcool por dose.
Isto equivale a 8,4 mL de cerveja ou 3,5 mL de vinho. O álcool pode ser prejudicial se você tiver problemas relacionados ao álcool, epilepsia (crise convulsiva, disritmia cerebral) ou problemas de fígado, ou se você estiver grávida ou amamentando.
Este medicamento contém 14% de álcool (etanol) e pode causar intoxicação, especialmente em crianças.
Flykato® contém óleo de rícino
Flykato® contém óleo de rícino, o que pode causar desconforto no estômago e diarreia.
Atenção: Contém os corantes dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo que podem, eventualmente, causar reações alérgicas.
Gravidez e amamentação
Flykato® pode ser prejudicial ao seu bebê e não é recomendado durante a gravidez. Se você estiver grávida, acredita que pode estar grávida ou está planejando ficar grávida, consulte o seu médico antes de tomar este medicamento.
Flykato® pode ser prejudicial ao seu bebê. Você não deve amamentar durante o tratamento com Flykato® e por, pelo menos, 4 meses após a interrupção do tratamento.
Contracepção em mulheres
Se você ficar grávida enquanto estiver tomando Flykato®, ele pode ser prejudicial ao seu bebê. O seu médico pedirá a você para fazer um teste de gravidez antes de iniciar o tratamento com Flykato® para se certificar de que não está grávida. Você deve usar um método eficaz de contracepção enquanto estiver tomando Flykato® e por pelo menos 4 meses após você parar de tomar esse medicamento. O seu médico conversará com você sobre o método de contracepção mais adequado para você usar. Se você engravidar ou acreditar que está grávida, informe o seu médico imediatamente.
Fertilidade
Flykato® pode reduzir a fertilidade em homens e mulheres. Você deve conversar sobre este assunto com o seu médico antes de iniciar o tratamento.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente o seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)