Interação Medicamentosa - Flunarin

Bula Flunarin

Princípio ativo: Dicloridrato de Flunarizina

Classe Terapêutica: Antagonistas Do Cálcio Com Ação Cerebral

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Flunarin com outros remédios?

Algumas drogas podem causar alterações quando utilizadas junto com a flunarizina.

Flunarin não deve ser utilizado junto com álcool.

Flunarin não deve ser utilizado com medicamentos com ação depressora sobre o sistema nervoso, tais como tranquilizantes e sedativos.

Gravidade: Maior

  • Amiodarona: a combinação com flunarizina pode levar a um aumento de uma ou de ambas as drogas, pode causar bradicardia (diminuição dos batimentos do coração) ou piorar bloqueios átrio-ventriculares (alteração na condução do estímulo elétrico do coração, prejudicando o seu funcionamento).
  • Droperidol: a associação com flunarizina pode resultar em aumento do intervalo QT (alteração no exame de eletrocardiograma).

Gravidade: Moderada

  • Beta-bloqueadores: esta combinação pode causar hipotensão (pressão baixa), bradicardia (diminuição dos batimentos do coração) ou piorar a performance cardíaca, devido a efeitos aditivos que reduzem a contratilidade cardíaca (contração do coração) e a condução átrio-ventricular (condução do estímulo elétrico pelo coração).
  • Anticonvulsivantes: a flunarizina aumenta a concentração da carbamazepina no sangue e facilita a intoxicação por este medicamento. A carbamazepina, assim como a fenitoína e o valproato, pode aumentar a metabolização (transformação) da flunarizina podendo ser necessário um aumento de dose.
  • Indinavir e Saquinavir: diminuem o metabolismo da flunarizina, aumentando sua concentração sérica (no sangue) e facilitando a ocorrência de intoxicação.

Gravidade: Menor

  • Antiinflamatórios não hormonais: esta associação aumenta o risco de hemorragia gastrintestinal (sangramento no estômago e intestinos).

Gravidade: não especificada

  • Álcool e depressores do SNC: a flunarizina pode potencializar os efeitos do álcool e dos depressores do sistema nervoso central (p.ex. sedativos e tranquilizantes), especialmente no início do tratamento.
  • Rifampicina: diminui a concentração da flunarizina no sangue.
  • Anticoagulantes orais: aumento do risco de hemorragia gastrintestinal (sangramento no estômago e intestinos).
  • Fentanil: esta associação pode causar hipotensão (pressão baixa) grave.

Interação medicamento – exame laboratorial

A concentração de prolactina (um hormônio) pode se apresentar levemente aumentada durante o tratamento com flunarizina. As concentrações totais de cálcio no sangue não são afetadas pela ação de bloqueadores de canais de cálcio.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.