População Especial do Flucazol
Gravidez
Informe imediatamente o seu médico em caso de suspeita de gravidez.
O uso durante a gravidez deve ser evitado, exceto em pacientes com infecções fúngicas graves ou potencialmente fatatis, nas quais o Flucazol pode ser usado se o benefício superar o possível risco para o feto.
Devem ser consideradas medidas contraceptivas eficazes nas mulheres em idade fértil que devem continuar todo o período de tratamento e durante aproximadamente uma semana (5 a 6 meia-vidas) após a dose final.
Houve relatos de aborto espontâneo e anormalidades congênitas em lactentes cujas mães foram tratadas com 150 mg de Flucazol como dose única ou repetida no primeiro trimestre.
O Flucazol é encontrado no leite materno, portanto só deve ser usado por mulheres que estejam amamentando sob orientação médica.
A amamentação não é recomendada após o uso repetido ou após altas doses de fluconazol.
Os benefícios para o desenvolvimento e saúde da amamentação devem ser considerados junto com a necessidade clínica da mãe por Flucazol e quaisquer potenciais efeitos adversos na criança amamentada a partir de Flucazol ou a partir de condições maternas fundamentais.
Avise seu médico ou cirurgião-dentista se você estiver amamentando ou vai iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.
O Flucazol é um medicamento classificado na categoria C de risco na gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Capacidade de dirigir ou operar máquinas
Ao dirigir veículos ou operar máquinas deve-se levar em consideração que ocasionalmente podem ocorrer tonturas ou convulsões.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)