Reações Adversas - Floxina

Bula Floxina

Princípio ativo: Ofloxacino

Classe Terapêutica: Antibióticos Sistêmicos Simples

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Floxina?

A incidência de efeitos colaterais com uso de ofloxacino é considerada baixa.

As reações adversas mais comuns afetam o trato gastrintestinal e 3-17% dos pacientes queixam-se principalmente de náuseas leves, vômitos e/ou desconforto abdominal.

É rara a ocorrência de diarreia e colite associada a antibióticos.

Em 0,9-11% dos pacientes, foram observados efeitos colaterais do Sistema Nervoso Central (SNC), consistindo predominantemente em cefaleia leve, distúrbios do sono e tonteira.

Raramente ocorreram alucinações, delírio e convulsões, sobretudo em pacientes que também estavam recebendo teofilina ou um antiinflamatório não-esteróide. Os antiinflamatórios não-esteróides podem aumentar o deslocamento do ácido ץ-aminbutiríco (GABA) de seus receptores pelas quinolonas.

Podem ocorrer distúrbios dermatólogicos como erupções cutâneas, incluindo reações de fotosssensibilidade, pruridos, “rash” cutâneo, eczemas. Constatou-se o desenvolvimento de artralgias e edema articular em crianças tratadas com ofloxacino. Por conseguinte, em geral esses fármacos não são recomendados para uso em crianças pré-puberais ou em mulheres grávidas.

A administração concomitante de um antiinflamatório não-esteróide pode potencializar os efeitos estimulantes das quinolonas sobre o Sistema Nervoso Central.

Outras reações adversas têm sido descritas em poucos casos febre, nervosismo, taquicardia, estomatite, fotofobia.

Não há aparentemente relação entre a incidência e a severidade dos efeitos colaterais e a dosagem da administração de ofloxacino.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.