Quais cuidados devo ter ao usar o Fibryga?
Converse com seu médico ou farmacêutico antes de usar Fibryga.
Risco de coágulos nos vasos sanguíneos
O seu médico deve avaliar os benefícios deste medicamento contra o risco de coágulos nos vasos sanguíneos, em particular se:
- Você recebeu doses elevadas ou doses repetidas deste medicamento;
- Você teve um ataque cardíaco (história de doença cardíaca coronariana ou enfarte do miocárdio);
- Você tem doença hepática;
- Você acabou de fazer uma cirurgia (pacientes no pós-operatório);
- Você está fazendo uma cirurgia (pacientes no período perioperatório);
- Em recém-nascidos (neonatos);
- Você tem probabilidade de sofrer de coágulos ou problemas de coagulação nos vasos sanguíneos (doentes em risco de acontecimentos tromboembólicos ou coagulação intravascular disseminada).
Seu médico pode pedir que você faça testes de coagulação adicionais para monitorar o risco.
Reações alérgicas ou anafiláticas
Qualquer medicamento, como o Fibryga, que é preparado a partir de sangue humano (contendo proteínas) e que é injetado em uma veia (administrado por via intravenosa) pode causar reações alérgicas. Se você já teve reações alérgicas ao Fibryga no passado, seu médico irá informá-lo se a medicação antialérgica é necessária.
O seu médico irá explicar-lhe os sinais de alerta de reações alérgicas ou de tipo anafilático.
Por favor, preste atenção aos primeiros sinais de reações alérgicas (hipersensibilidade), tais como:
- Urticária;
- Erupção cutânea;
- Aperto no peito;
- Sibilância (chiado no peito);
- Pressão arterial baixa;
- Ou anafilaxia (quando algum ou todos os sintomas acima se desenvolvem rapidamente e são intensos).
Se ocorrerem, a injeção / infusão de Fibryga deve ser interrompida imediatamente (ou seja, descontinuar a injeção).
Segurança contra vírus
Quando medicamentos são feitos a partir de sangue ou plasma humano, são tomadas certas medidas para evitar que as infecções sejam transmitidas aos pacientes. Essas incluem:
- Seleção cuidadosa de doadores de sangue e plasma para garantir que aqueles em risco de possuir infecções sejam excluídos;
- Teste de cada doação e pools de plasma para sinais de vírus / infecções;
- Inclusão de etapas no processamento do sangue ou plasma que possam inativar ou remover vírus.
Apesar destas medidas, quando são administrados medicamentos preparados a partir de sangue ou plasma humano, a possibilidade de transmissão de infecções não pode ser totalmente excluída. Isto também se aplica a qualquer vírus desconhecido ou emergente ou outros tipos de infecções.
As medidas tomadas são consideradas eficazes para vírus envelopados, como o vírus da imunodeficiência humana (HIV), vírus da hepatite B e vírus da hepatite C, e para o vírus não envelopado da hepatite A. As medidas tomadas podem ser de valor limitado contra vírus não envelopados, como o parvovírus B19.
A infecção pelo parvovírus B19 pode ser grave para mulheres grávidas (infecção do feto) e para indivíduos cujo sistema imunitário está deprimido ou que têm alguns tipos de anemia (por exemplo, doença falciforme ou destruição anormal de glóbulos vermelhos).
É altamente recomendável que, toda vez que você receber uma dose de Fibryga, o nome e o número do lote do produto sejam anotados para manter um registro dos lotes usados.
O seu médico pode recomendar que você considere a vacinação contra as hepatites A e B se receber regularmente / repetidamente produtos de fibrinogênio, derivados do plasma humano.
Gravidez, amamentação e fertilidade
Se estiver grávida ou amamentando, se acha que está grávida ou planeja engravidar, consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar este medicamento. Este medicamento só deve ser utilizado durante a gravidez ou amamentação após consulta com o seu médico ou farmacêutico.
Categoria B: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Condução de veículos e utilização de máquinas
Fibryga não tem influência na capacidade de conduzir e utilizar máquinas.
Fibryga contém sódio
Este medicamento contém até 132 mg (5,8 mmol) de sódio por frasco. Isso equivale a 6,6% da ingestão diária máxima recomendada de sódio para adultos. Por favor, leve isso em consideração se você estiver em uma dieta controlada de sódio.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)