Superdose - Ferrotrat 500

Bula Ferrotrat 500

Princípio ativo: Sulfato Ferroso + Ácido Fólico + Cianocobalamina

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Ferrotrat 500 maior do que a recomendada?

A dose letal de ferro elementar ingerida está estimada em 180 a 300 mg/kg de peso corpóreo. Entretanto, doses de ferro elementar tão baixas quanto 30 mg/kg podem ser tóxicas em alguns indivíduos, bem como doses de 60 mg/kg resultaram em morte.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas da intoxicação grave podem surgir em 30 minutos ou demorar várias horas depois da ingestão. Consistem principalmente em dor abdominal, diarréia ou vômito de conteúdo gástrico acastanhado ou sanguinolento. Preocupam muito a presença de palidez ou cianose, astenia, sonolência, hiperventilação decorrente da acidose e o colapso cardio-vascular. Caso não sobrevenha morte em 6 horas, pode haver um período provisório de recuperação aparente, que é seguido de óbito em 12 a 24 horas. A lesão corrosiva do estômago pode determinar estenose pilórica ou deformidade gástrica.

Pode-se fazer um teste de coloração do ferro no conteúdo gástrico e a dosagem emergencial da concentração deste elemento no plasma, quando se investiga a criança suspeita de ter ingerido ferro.

Tratamento

Deve-se induzir o vômito quando há ferro no estômago e solicitar uma radiografia para avaliar o número de comprimidos que restam no intestino delgado.

O ferro no trato digestivo proximal pode ser precipitado pela lavagem com bicarbonato de sódio ou com uma solução fosfatada, embora o benefício clínico disto seja questionável.

Deve-se administrar deferoxamina quando a concentração plasmática do ferro for superior à capacidade total de ligação deste elemento (63 µM; 3,5 mg por litro).

O choque, a desidratação e as alterações ácido-básicas devem ser tratados da maneira habitual. A rapidez do diagnóstico e do tratamento é muito importante.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.