Quais cuidados devo ter ao usar o Femoston Conti?
História Médica e Exames Regulares
O uso da Terapia de Reposição Hormonal (TRH) pode ter riscos que precisam ser considerados quando se decide iniciar ou continuar o tratamento. A experiência em tratar mulher com menopausa prematura (devido a falha ovariana ou cirurgia) é limitada. Se você teve uma menopausa prematura o risco de TRH pode ser diferente. Por favor, converse com o seu médico.
Antes de iniciar (ou recomeçar a TRH), seu médico irá te perguntar sobre o seu histórico médico e o de sua família. Seu médico pode decidir fazer um exame físico em você, que pode incluir um exame pélvico (genital) e de mamas, se necessário.
Uma vez inciado o tratamento com Femoston® Conti você deve ir ao médico para exames regulares (pelo menos uma vez por ano). Nestes exames regulares, discuta com o seu médico os benefícios e riscos da continuação do tratamento com Femoston® Conti.
Faça os exames de mama regularmente, como recomendado pelo seu médico.
Fale para o seu médico, antes de iniciar o tratamento, se você já teve qualquer um dos problemas a seguir:
Estes podem retonar ou piorar durante o tratamento com Femoston® Conti. Se isso acontecer, você deve procurar seu médico com mais frequência para realizar exames regulares.
- Mioma do seu útero;
- Crescimento do revestimento do útero fora da cavidade uterina (endometriose) ou histórico de crescimento excessivo do revestimento do útero (hiperplasia endometrial);
- Aumento do risco de desenvolver coágulos sanguíneos (doenças tromboembólicas);
- Aumento do risco de desenvolver câncer dependente de estrógenos (por exemplo: se tem uma irmã, mãe ou avó que tenha tido câncer de mama);
- Pressão alta;
- Desordens do fígado, como um tumor benigno de figado;
- Diabetes;
- Pedras na vesícula;
- Enxaqueca ou dor de cabeça intensa;
- Doença do sistema imunológico que afeta vários orgãos do corpo (Lupus Eritematoso Sistêmico - LES);
- Epilepsia;
- Asma;
- Doença que afeta as estruturas do ouvido e a audição (otosclerose);
- Um altíssimo nível de gordura no sangue (triglicérides);
- Retenção de líquidos, devido à problema cardíaco (do coração) ou renal (do rim).
Razões para parar de tomar Femoston® Conti imediatamente e procurar o seu médico
A terapia deve ser descontinuada caso uma contraindicação seja descoberta e se você notar alguma (s) das seguintes situações enquanto faz uso da TRH:
- Coloração amarelada da pele e/ou na parte branca dos olhos (icterícia). Esses podem ser sinais de doença no fígado;
- Aumento significativo na sua pressão sanguínea (os sintomas podem ser dor de cabeça, cansaço e tontura);
- Dor de cabeça do tipo enxaqueca que acontece pela primeira vez;
- Se você ficar grávida;
- Se você notar sinais de coágulos sanguíneos, como: inchaço doloroso e avermelhado nas pernas, dor súbita no peito, dificuldade de respirar.
Nota: Femoston® Conti não é contraceptivo. Se faz menos de 12 meses desde a sua última mestruação ou se você tem menos de 50 anos, você deve continuar utilizando um contraceptivo adicional para prevenir a gravidez. Converse com o seu médico para conselhos.
Gravidez
Femoston® Conti é para uso apenas por mulheres na menopausa.
Se você ficar grávida o uso deste medicamento deverá ser interrompido imediatamente e você deve falar com o seu médico.
Categoria de risco na gravidez: C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação
Femoston® Conti não é indicado durante a lactação.
Habilidade de dirigir e/ou operar máquinas
O efeito de Femoston® Conti sobre a habilidade de dirigir ou operar máquinas não foi estudado, mas provavelmente ele não afetará sua habilidade.
Lactose
Femoston® Conti contém lactose. Informe seu médico antes de tomar esse medicamento se você possui intolerância ou não consegue digerir algum tipo de açúcar, antes de iniciar o tratamento.
A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) e o Câncer
Espessamento excessivo do revestimento do útero (hiperplasia endometrial) e câncer na mucosa do útero (câncer endometrial)
Tomar apenas estrogênio como TRH aumenta o risco de espessamento excessivo da camada interna do útero (hiperplasia endometrial) e câncer na mucosa do útero (câncer endometrial).
O progestagênio presente em Femoston® Conti te protege deste risco extra.
Sangramento irregular
Você pode ter sangramento irregular ou gotas de sangue (sangramento de escape) durante os primeiros 3 a 6 meses da TRH. No entanto, se o sangramento irregular perdurar por um período maior que os 6 meses iniciais do tratamento, ou começar após você estar tomando Femoston® Conti por mais de 6 meses ou, ainda, perdurar depois de você ter parado de tomar Femoston® Conti, procure o seu médico assim que possível.
Câncer de mama
Evidências demonstram que tomar TRH, estrogênio e progestagênio combinados ou estrogênio isolado aumenta o risco de câncer de mama. O risco de câncer de mama depende da duração do tratamento de reposição hormonal.
Terapia combinada de estrogênio e progestagênio
Alguns estudos demonstraram um aumento do risco de câncer de mama em mulheres usando estrogênios e progestagênios combinados na TRH, que se torna aparente após cerca de 3(1-4) anos.
Terapia com estrogênios isolados
Um destes estudos não encontrou aumento do risco de câncer de mama em mulheres que haviam retirado o útero e que utilizaram o estrogênio isolado como TRH. Outros estudos descrevem um pequeno aumento no risco de câncer de mama diagnosticado que é substancialmente menor do que o encontrado em pacientes que utilizam a terapia combinada de estrogênio e progestagênio.
Resultados de uma grande análise agrupada de estudos mostraram que após a interrupção do tratamento, o risco excessivo diminuirá com o tempo e o tempo necessário para retorno aos níveis basais depende da duração prévia do uso da TRH. Quando a TRH for usada por mais de 5 anos, o risco pode persistir por 10 anos ou mais.
Estudos mostram que de 9 a 17, a cada 1000 mulheres com idade entre 50 e 79 anos que não fazem TRH, podem ser diagnosticadas com câncer de mama em um período de 5 anos. Para mulheres com idade entre 50 e 79 anos que estão fazendo TRH com estrôgenio e progestagênio combinados por 5 anos, o número de casos estimado é de 13 a 23 em 1000 usuárias (ou seja, de 4 a 6 casos extras).
Analise suas mamas regularmente e procure seu médico se notar alguma mudança como:
- Ondulações na pele, alterações no mamilo ou qualquer caroço que você possa ver ou sentir.
Câncer de ovário
Câncer de ovário é raro. Mais raro do que câncer de mama. O uso de estrogênio isolado ou combinação, estrogênio – progestagênio para TRH tem sido associado com um leve aumento do risco de câncer de ovário. Este risco parece ser mais evidente dentro de 5 anos de uso de TRH e diminui após a interrupção do tratamento.
Uma análise de 52 estudos mostrou que em mulheres com idade entre 50 e 54 anos que não fazem TRH, cerca de 2 delas em 2000 serão diagnosticadas com câncer de ovário em um período de 5 anos. Já em mulheres que estão fazendo TRH por 5 anos, há cerca de 3 casos em 2000 usuárias (ou seja, cerca de 1 caso extra).
Efeito da TRH no coração e na circulação
Coágulos de sangue na veia (trombose)
O risco de coágulos de sangue nas veias é em torno 1,3 a 3 vezes maior em usuárias de TRH do que em mulheres que não fazem uso da TRH, especialmente no primeiro ano de uso da TRH.
Coágulos de sangue podem ser sérios, e se um for até o pulmão, isto pode causar dor no peito, falta de ar, desmaio e até morte.
Você está mais disposta a ter um coágulo de sangue nas suas veias a medida que envelhece e se alguma situação abaixo listada se aplica a você. Informe o seu médico se qualquer situação se aplicar a você:
- Você tem câncer;
- Você está muito acima do peso (índice de Massa Corporal maior que 30 kg/m2);
- Você teve qualquer problema de coágulo de sangue que necessite de tratamento de longo prazo com um medicamento usado para prevenir coágulos sanguíneos;
- Se qualquer um dos seus parentes próximos já tiveram um coágulo de sangue nas pernas, pulmões ou outros órgãos;
- Você esteve imobilizado por um período prolongado devido a uma grande cirurgia, lesão ou doença (se uma cirurgia está planejada);
- Você tem “Lupus Eritematoso Sistêmico” (LES), um problema que causa dor nas articulações, erupções na pele e febre.
Estudos mostram que de 4 a 7 a cada 1000 mulheres nos seus 50 anos que não estão fazendo TRH, podem ter um coágulo de sangue na veia em um período de 5 anos.
Mulheres nos seus 50 anos de idade que estão fazendo TRH com estrôgenio e progestagênio combinados por 5 anos, o número de casos sobe para 9 a 12 em 1000 usuárias (ou seja, 5 casos extras).
Doença cardíaca (ataque cardíaco)
Não há evidências que a TRH irá previnir um ataque cardíaco. Mulheres acima de 60 anos tomando TRH combinada de estrogênio e progestagênio têm leve aumento no risco de desenvolver doenças cardíacas do que as mulheres que não fazem uso de TRH.
Acidente vascular cerebral - AVC (derrame cerebral)
O risco de se ter um AVC é em torno de 1,5 vezes maior para mulheres que fazem uso da TRH do que as que não usam a TRH. O número de casos extras de AVC devido ao uso da TRH irá aumentar com a idade.
Estudos mostram que 8 a cada 1000 mulheres nos seus 50 anos de idade que não estão fazendo TRH, podem ter um acidente vascular cerebral em um período de 5 anos.
Para mulheres nos seus 50 anos de idade que estão fazendo TRH, o número de casos pode subir para 11 em cada 1000 usuárias em um período de 5 anos se comparado as que não usam a TRH. O número de casos extras de AVC devido ao uso da TRH irá aumentar com a idade.
Outras condições
A TRH não previne perda de memória. Existem algumas evidências de um risco aumentado de perda de memória em mulheres que começaram a usar a TRH depois dos seus 65 anos. Busque orientações com seu médico.
Crianças
Femoston® Conti é destinado apenas a mulheres após a menopausa.
Excipientes
Este produto contém lactose monoidratada. Pacientes com problemas hereditários raros de intolerância à galactose, deficiência total de lactase ou má absorção de glicose-galactose, não devem utilizar esse medicamento.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)