Quais cuidados devo ter ao usar o Feldene Gel?
Feldene® gel deve ser aplicado no local afetado. Não aplique o gel nos olhos, mucosas, sobre lesões abertas ou outros tipos de lesões na pele que, de acordo com seu médico, possam afetar o local da aplicação.
Interrompa o uso de Feldene® gel se no local de aplicação ocorrer irritação.
O uso de Feldene® gel pode causar nefrite intersticial (tipo de inflamação nos rins), síndrome nefrótica (doença renal que gera perda de proteína) e insuficiência renal (diminuição da função dos rins).
Procure orientação médica caso você perceba sinais e sintomas de reações na pele após o uso de Feldene® gel.
Foram relatadas reações na pele com risco à vida, síndrome de Stevens-Johnson (SSJ – reações graves que comprometem a pele podendo ser causadas por infecções por vírus, fungos, bactérias, vacinas e medicamentos), e necrólise epidérmica tóxica (NET - reação onde a camada superficial da pele se solta em lâminas) após a administração de piroxicam. Essas reações não foram associadas com o uso tópico de Feldene® gel, mas a possibilidade de ocorrência não pode ser descartada. No caso de sinais ou sintomas de SSJ ou NET (p. ex. rash cutâneo progressivo geralmente com bolhas ou lesões nas mucosas) aparecerem, o tratamento com Feldene® gel deve ser descontinuado.
O uso de AINEs, incluindo Feldene® gel, pode causar infertilidade temporária em algumas mulheres.
Alguns estudos sugerem que o uso de medicamentos anti-inflamatóricos, como piroxicam pode aumentar o risco de abortamento espontâneo no início da gravidez.
Se você está amamentando ou pretende amamentar, não é recomendado usar Feldene® gel, já que ele é excretado pelo leite e a segurança deste medicamento para as mulheres e crianças não é conhecida.
Durante o primeiro e segundo trimestres de gravidez, este medicamento não deve ser utilizado sem orientação médica ou do cirurgião-dentista e durante o terceiro trimestre de gravidez ou próximo ao parto, este medicamento não deve ser utilizado sem orientação médica. Informar imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)