Quais cuidados devo ter ao usar o Fansidar?
Você deve evitar a exposição prolongada ao sol durante o tratamento com Fansidar.
Se você tomar Fansidar por mais de 3 meses, será necessário fazer hemograma (exame de sangue) regularmente.
Se você receber a administração prolongada de altas doses de Fansidar, como no tratamento da toxoplasmose (doença causada por um parasita), você poderá ter deficiência de ácido fólico; no entanto, seu médico poderá prevenir esse evento adverso ao receitar ácido folínico para você.
Se você apresentar dor de garganta, febre, tosse, dificuldade para respirar, ou púrpura (manchas vermelhas ou arroxeadas na pele), você deve procurar o seu médico, pois esses são os primeiros sinais de efeitos adversos graves. O seu médico saberá exatamente quando deverá interromper o tratamento.
Até o momento, não há informações de que sulfadoxina ou pirimetamina possam causar doping. Em caso de dúvidas, consulte o seu médico.
Interações medicamentosas
Fansidar pode ser associado à quinina e à mefloquina (medicamentos para tratar a malária), assim como a antibióticos.
Fansidar não possui efeito hipoglicemiante (redutor de açúcar no sangue) e não influencia a ação dos medicamentos antidiabéticos.
Você deve evitar tomar Fansidar e trimetoprima ou trimetoprima-sulfonamida ao mesmo tempo, pois isso pode prejudicar ainda mais o metabolismo do ácido fólico e, em consequência, originar reações adversas hematológicas (efeitos indesejáveis relacionados ao sangue).
Quando a cloroquina(tratamento da malária) é associada à Fansidar, observa-se aumento na ocorrência e na gravidade das reações adversas.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)