Quais cuidados devo ter ao usar o Eutropin?
Eutropin deve ser cuidadosamente administrado nos seguintes casos:
- Pacientes com doenças no coração e nos rins.
- Pacientes com diabetes da maturidade com início na juventude (MODY) ou com histórico familiar de diabetes mellitus.
- O Eutropin® deve ser administrado com cautela em pacientes com não dependência de insulina de diabetes mellitus, por causa da ação diabetogênica do hormônio do crescimento, a qual pode gerar hipoglicemia e cetose.
- Pacientes com deficiência em hormônio do crescimento secundário, por lesão intracraniana, devem ser examinados frequentemente. Deve-se suspender o tratamento se houver qualquer evidência de crescimento de tumor.
- Quando a deficiência do hormônio ocorrer após a doença maligna intracraniana, deve-se examinar periodicamente a possibilidade do reaparecimento da doença.
- Os anticorpos contra o hormônio do crescimento devem ser determinados periodicamente.
- No tratamento sucessivo com Eutropin®, o anticorpo para o hormônio do crescimento humano pode ser formado e o efeito do hormônio do crescimento também pode ser diminuído. Deste modo, Eutropin® deve ser descontinuado nesses casos e deve ser instituída terapêutica médica apropriada.
- Hipotireoidismo pode inibir o efeito de Eutropin®. Pacientes com hipotireoidismo devem ser examinados quanto à função da tireoide periodicamente.
- O hormônio do crescimento humano pode gerar quadro de resistência à insulina, portanto, testes regulares de urina devem ser realizados em todos os pacientes.
- A terapia de adrenocorticosteroideconcomitante pode inibir o efeito do crescimento promovido por Eutropin®.
- Pacientes com deficiência de ACTH coexistente devem ajustar cuidadosamente a dose de Eutropin® a fim de evitar um efeito inibitório no crescimento.
- Eutropin® pode induzir a ultrafiltração com o aumento do fluxo de plasma nos rins e taxa de filtração glomerular. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados em longo prazo.
- Foram relatados aparecimento de leucemia em pacientes com deficiência do hormônio do crescimento submetidos ao tratamento com GH e aumento do risco de câncer de mama em pacientes em tratamento com Eutropin® 15UI.
Este medicamento pode causar doping.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)