Quais cuidados devo ter ao usar o Eucaprol Óleo?
O óleo de eucalipto pode ser tóxico e deve ser diluído previamente antes do uso interno ou externo. Muito frequentemente, quando aplicado sem diluições sobre a pele, o óleo de eucalipto pode provocar reações alérgicas locais, como urticárias, eczemas e dermatites de contato.
Preparações de eucalipto não devem ser aplicadas na face nem no nariz de bebês ou crianças. O óleo essencial de eucalipto não deve ser administrado internamente em gestantes ou crianças.
Em crianças asmáticas, inalações de eucalipto podem provocar broncoespasmos, mesmo em doses normais.
O cineol presente no óleo essencial de eucalipto pode gerar algum grau de fototoxicidade.
O produto é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade ao óleo essencial de Eucalyptus globulus, gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos.
O óleo de eucalipto não pode ser ingerido. Para evitar ingestão acidental, guardar longe do alcance das crianças.
Não existem contraindicações ou precauções específicas para pacientes idosos. É contraindicado o uso deste produto em pacientes com doenças inflamatórias gastrointestinais e hepáticas graves.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste produto.
Não há relatos que o uso deste produto interfira na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas.
Caso os sintomas persistam ou piorem ou apareçam reações indesejadas não descritas na embalagem ou no folheto informativo, interrompa seu uso e procure orientação do profissional de saúde.
Este produto não deve ser utilizado por período superior ao indicado ou continuamente, a não ser por orientação de profissionais de saúde.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)