Precauções - Esperson N

Bula Esperson N

Princípio ativo: Desoximetasona + Sulfato de Neomicina

Classe Terapêutica: Corticoesteróides Associados A Antibacterianos

Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)

Quais cuidados devo ter ao usar o Esperson N?

O tratamento prolongado (superior a 4 semanas) e em áreas extensas do corpo (superior a 10% da superfície corporal) deve ser evitado, para que não ocorram manifestações sistêmicas decorrentes da utilização do medicamento. Em tais casos, especialmente no uso prolongado, a possibilidade de supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal deve ser considerada. Se isto ocorrer, o tratamento deverá ser descontinuado gradualmente.

Ao longo do tempo, a pressão intraocular (dentro do olho) pode aumentar se pequenas doses de corticosteroides tópicos (incluindo Esperson N) repetidamente entrarem em contato com a bolsa conjuntival (região do olho). Por esta razão, a aplicação prolongada de Esperson N nos arredores dos olhos deverá ser precedida por uma cuidadosa avaliação risco/benefício e deve somente ser feita sob supervisão médica.

Distúrbio visual pode estar associado ao uso sistêmico e tópico de corticosteroides. Se você apresentar sintomas como visão turva ou outros distúrbios visuais, deve-se considerar o encaminhamento a um oftalmologista para avaliação de possíveis causas que podem incluir catarata, glaucoma (aumento da pressão intraocular) ou doenças raras, como Corioretinopatia Central Serosa (CRCS) (alteração que ocorre por acúmulo de líquido em área específica dos olhos, a área macular).

Se você interromper o uso de Esperson N:

  • Os corticosteroides, quando utilizados em extensas áreas, em altas doses, por períodos prolongados ou sob um curativo hermético, são mais prováveis de serem absorvidos pela corrente sanguínea e causar efeitos adversos. Aplique apenas o suficiente para cobrir as áreas afetadas. Esperson N não deve ser aplicada em áreas extensas, a menos que seja orientado por seu médico.

Caso seja necessário interromper o uso de Esperson N abruptamente após uso prolongado, converse com seu médico antes de interromper a medicação.

A interrupção repentina do tratamento por corticosteroides após o uso prolongado pode causar:

  • Síndrome de abstinência de esteroides;
  • Insuficiência adrenocortical (baixos níveis de cortisol) ou;
  • Pode haver recorrência (retorno) da condição subjacente a ser tratada.

Converse com o seu médico ou farmacêutico antes de usar Esperson N se:

  • Você possui histórico familiar de ototoxicidade (efeitos prejudiciais ao ouvido) com sinais e sintomas que incluem zumbido no ouvido, desequilíbrio associado a tonturas, náuseas e visão embaçada; diminuição da audição, perda auditiva.
  • Você sabe (ou acha) que possui alguma doença mitocondrial (mutações nas partes das suas células que ajudam a produzir energia). Essas doenças podem aumentar o risco de perda auditiva com esse produto.

Caso você tenha outras dúvidas sobre o uso deste medicamento, pergunte ao seu médico ou farmacêutico.

Gravidez e amamentação

No período de gestação e amamentação o uso de Esperson N somente deve ocorrer sob prescrição e controle médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

O que você está sentindo?

Use o BulaBot para fins informativos.