Como usar o Ergotrate?
Comprimido
Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada (via oral) para evitar riscos desnecessários.
Para minimizar o sangramento após o parto, um ou dois comprimidos de Ergotrate® podem ser administrados por via oral, duas a quatro vezes ao dia (cada 6 a 12 horas) até que o perigo de atonia uterina tenha passado, geralmente em 48 horas.
A cólica forte é evidência de eficácia, mas pode justificar redução na dose. Os comprimidos de Ergotrate® podem ser administrados também por via sublingual.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Injetável
Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada para evitar riscos desnecessários. Ergotrate® deve ser aplicado somente por profissional da saúde qualificado.
O medicamento pode ser administrado por via intramuscular e, em emergências, por via endovenosa.
A administração endovenosa de Ergotrate® produz uma resposta mais rápida que a administração por via intramuscular, todavia, devido a maior incidência de náuseas e outras reações adversas, recomenda-se que via endovenosa seja restrita a emergências, tal como hemorragia uterina excessiva.
A dose usual intramuscular (ou endovenosa de emergência) é uma ampola de Ergotrate® 0,2 mg. No caso de hemorragia grave uterina, poderá ser necessária a repetição da dose; porém, raramente acima de uma ampola a cada duas ou quatro horas.
Em algumas pacientes com deficiência de cálcio, o útero poderá deixar de responder ao maleato de ergometrina. Em tais casos, pode-se obter pronta resposta terapêutica pela cautelosa injeção de um sal de cálcio. O cálcio não deve ser administrado por via endovenosa a pacientes submetidas a tratamento digitálico (digoxina, por exemplo).
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)