Quais cuidados devo ter ao usar o Energil C?
O uso de Energil C em pacientes renais crônicos deve ser avaliado.
Doses altas podem causar anemia hemolítica nos deficientes de G6PD, aumentar a absorção de ferro nos pacientes com anemia sideroblástica e drepanocítica, hemocromatose ou talassemia, causam o risco de precipitação de pedras de oxalato em pacientes com hiperoxalúria ou escalose, ou naqueles com cálculos renais.
Megadoses podem produzir crise de anemia falciforme.
Gravidez e lactação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Exclusivo Comprimido Mastigável e Comprimido Efervecente 1 e 2g: Atenção fenilcetonúricos: Energil C contém fenilalanina.
Exclusivo Comprimido Efervecente 1g: Em pacientes submetidos a dietas com restrição de sal, é necessário considerar que cada comprimido efervescente de Energil C 1 g contém 208,5 mg de sódio.
Exclusivo Comprimido Efervecente 2g: Em pacientes submetidos a dietas com restrição de sal, é necessário considerar que cada comprimido efervescente de Energil C 2 g contém 209,70 mg de sódio.
Exclusivo Solução Oral: Em pacientes submetidos a dietas com restrição de sal, é necessário considerar que 20 gotas da solução oral contém 29,61 mg de sódio.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)