Emetim para Cães e Gatos Duprat, para o que é indicado e para o que serve?
Linha Emetim é composta de um potente anti-emético (metoclopramida), que possui efeitos centrais e periféricos no sistema gastrintestinal. Está indicado nas desordens gástricas, como náuseas e vômitos. Nos casos de reflexos gastro-esofageanos, tumores gástricos e dilatações gástricas.
Quais as contraindicações do Emetim para Cães e Gatos Duprat?
O medicamento está contra-indicado nas obstruções a nível de piloro ou nos casos de perfuração intestinal. A droga não deve ser utilizada em animais epiléticos, visto que poderá aumentar o número de convulsões.
Devido ao potencial de promoção dos efeitos do SNC (sistema nervoso central), esta droga não poderá ser administrada com fenotiazínicos ou analgésicos narcóticos. Drogas anticolinérgicas como a atropina bloqueiam os efeitos da Metoclopramida sobre a mobilidade gastrintestinal. Nos casos de envenenamento e na prenhez.
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Como usar o Emetim para Cães e Gatos Duprat?
Solução Oral
Administrar via oral, 0,5 mL do produto para cada 1 kg de peso, a cada 8 horas, 3 vezes ao dia, até o término dos sintomas.
Quando for o caso de desordens da motilidade gástrica e esofagite de refluxo, administrar o produto 30 minutos antes das refeições e quando do recolhimento do animal. Estas orientações deverão ser seguidas a critério do médico veterinário, até o animal se restabelecer.
Solução Injetável
Pode ser administrado por via intramuscular, subcutânea ou endovenosa lenta. Administrar 0,04 mL a 0,1 mL por via subcutânea ou intramuscular para cada 1 kg de peso, a cada 8 horas.
Em aplicação endovenosa lenta, administrar de 0,2 mL a 0,4 mL para cada 1 kg de peso, ao dia, até o término dos sintomas.
Quais cuidados devo ter ao usar o Emetim para Cães e Gatos Duprat?
A Metoclopramida pode aumentar os níveis séricos da prolactina, o que pode ser contra-indicado em neoplasias mamárias.
Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Emetim para Cães e Gatos Duprat?
Os efeitos colaterais mais freqüentes são:
Inquietude, sonolência, fadiga, tontura, náuseas, cefaléia, distúrbios intestinais. Pode ocorrer sintomas extrapiramidais, após única dose.
Apresentações do Emetim para Cães e Gatos Duprat
Solução oral
Frascos-ampola de 60 mL.
Uso oral.
Uso veterinário.
Solução Injetável
Frascos-ampola de 10 mL.
Uso injetável.
Uso veterinário.
Qual a composição do Emetim para Cães e Gatos Duprat?
Cada 100 mL da Solução Oral contém:
Cloridrato de Metoclopramida | 100 mg |
Veículo aquoso q.s.p. | 100 mL |
Cada 100 mL da Solução Injetável contém:
Cloridrato de Metoclopramida | 500 mg |
Veículo aquoso q.s.p. | 100 mL |
Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Emetim para Cães e Gatos Duprat com outros remédios?
Combinação contraindicada
Levodopa ou agonistas dopaminérgicos e Cloridrato de Metoclopramida possuem antagonismo mútuo.
Combinações a serem evitadas
Álcool potencializa o efeito sedativo do Cloridrato de Metoclopramida.
Combinações a serem levadas em consideração
- Anticolinérgicos e derivados da morfina: anticolinérgicos e derivados da morfina têm ambos antagonismo mútuo com a metoclopramida na motilidade do trato digestivo.
- Depressores do sistema nervoso central (derivados da morfina, hipnóticos, ansiolíticos, antihistamínicos H1 sedativos, antidepressivos sedativos, barbituratos, clonidina e substâncias relacionadas): o efeito sedativo dos depressores do SNC e da metoclopramida são potencializados.
- Neurolépticos: metoclopramida pode ter efeito aditivo com neurolépticos para a ocorrência de problemas extrapiramidais.
- Medicamentos serotoninérgicos: o uso de metoclopramida com medicamentos serotoninérgicos, tais como inibidores seletivos de receptação de serotonina (ISRSs) podem aumentar o risco ou síndrome serotoninérgica.
- Devido aos efeitos pró-cinéticos da metoclopramida, a absorção de certos fármacos pode estar modificada.
- Digoxina: metoclopramida diminui a biodisponibilidade da digoxina. É necessária cuidadosa monitoração da concentração plasmática da digoxina.
- Ciclosporina: metoclopramida aumenta a biodisponibilidade da ciclosporina. São necessários cuidados com a monitorização da concentração plasmática da ciclosporina.
- Inibidores potentes da CYP2D6, tal como a fluoxetina: os níveis de exposição de metoclopramida são aumentados quando coadministrado com inibidores potentes da CYP2D6 como, por exemplo, a fluoxetina.
Exames de laboratórios
Não há dados disponíveis até o momento sobre a interferência de Cloridrato de Metoclopramida em exames laboratoriais.
Qual a ação da substância do Emetim para Cães e Gatos Duprat?
Resultados de Eficácia
A eficácia e a segurança antiemética de Cloridrato de Metoclopramida podem ser comprovadas no estudo de Strum S.B. et al (1982) envolvendo 38 pacientes que potencialmente desenvolveriam náuseas e vômitos em tratamento quimioterápico.
Grumberg et al. (1984) em seu estudo com 33 pacientes pré-usuários de quimioterapia – cisplatina – randomizado duplo-cego cruzado também comprovou a eficácia antiemética de Cloridrato de Metoclopramida em doses maiores que as terapêuticas, nesses casos em que a presença de vômitos e náuseas é comum a todos. No estudo randomizado duplo-cego de Anthony L.B. et al. (1986) comparando a eficácia antiemética entre a administração medicamentosa oral e a intravenosa de Cloridrato de Metoclopramida, envolvendo 66 pacientes, comprovou-se que tanto a via oral como a via intravenosa são equivalentes.
Referências Bibliográficas:
(1) Strum S.B. et al.1982.
(2) Grumberg et al. 1984.
(3) AnthonyL.B. et al.1986.
Características Farmacológicas
Propriedades farmacodinâmicas
Cloridrato de Metoclopramida é um produto de síntese original dotado de características químicas farmacológicas e terapêuticas peculiares; sua substância ativa Cloridrato de Metoclopramida é quimicamente o cloridrato de (N-dietilaminoetil)-2- metoxi-4-amino-5-cloro-benzamida.
O Cloridrato de Metoclopramida, antagonista da dopamina, estimula a motilidade muscular lisa do trato gastrintestinal superior, sem estimular as secreções gástrica, biliar e pancreática. Seu mecanismo de ação é desconhecido, parecendo sensibilizar os tecidos para a atividade da acetilcolina. O efeito do Cloridrato de Metoclopramida na motilidade não é dependente da inervação vagal intacta, porém, pode ser abolido pelas drogas anticolinérgicas.
O Cloridrato de Metoclopramida aumenta o tônus e amplitude das contrações gástricas (especialmente antral), relaxa o esfíncter pilórico, duodeno e jejuno, resultando no esvaziamento gástrico e no trânsito intestinal acelerados. Aumenta o tônus de repouso do esfíncter esofágico inferior.
Propriedades farmacocinéticas
O Cloridrato de Metoclopramida sofre metabolismo hepático insignificante, exceto para conjugação simples. Seu uso seguro tem sido descrito em pacientes com doença hepática avançada com função renal normal.
Após a dose oral, o pico plasmático é alcançado em 30 a 60 minutos. A sua excreção é feita principalmente pela urina e sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 3 horas.
Dizeres Legais do Emetim para Cães e Gatos Duprat
Duprat
Rua Almirante Oliveira Pinto, 267
Colégio
CEP: 21371510
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
SAC
(21) 2471-7021
[email protected]
Venda sob prescrição e administração sob orientação do médico veterinário.