Quais cuidados devo ter ao usar o Emedron para Cães e Gatos Agener União?
Há relatos de reações de hipersensibilidade em pacientes que já apresentaram esse tipo de reação a outros antagonistas seletivos de receptores 5-HT3.
O Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) prolonga o intervalo QT de maneira dose-dependente. Além disso, casos pós-comercialização de Torsades de Pointes têm sido relatados em pacientes usando Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido). Evitar o uso de Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) em pacientes com síndrome do QT longo congênito. O cloridrato de Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) deve ser administrado com precaução em pacientes que possuem ou podem desenvolver prolongamento do QTc.
Essas condições incluem pacientes com distúrbios eletrolíticos, pacientes com a síndrome do QT longo congênito, ou pacientes que tomam outros medicamentos que levam ao prolongamento QT ou distúrbios eletrolíticos.
Hipocalemia e hipomagnesemia devem ser corrigidas antes da administração de Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido).
Síndrome serotoninérgica tem sido descrita após o uso concomitante de cloridrato de Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) e outros fármacos serotoninérgicos. Se o tratamento concomitante com cloridrato de Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) e outros fármacos serotoninérgicos é clinicamente justificado, é recomendada a observação apropriada do paciente.
Tendo-se em vista que o Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) aumenta o tempo de trânsito no intestino grosso, pacientes com sinais de obstrução intestinal subaguda devem ser monitorados após a administração.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Em testes psicomotores, Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) não comprometeu o desempenho do paciente nessas atividades nem causou sedação. Não há como prever efeitos negativos em cada uma dessas atividades pela farmacologia de cloridrato de Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido).
Gravidez
A segurança do uso do Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) em mulheres grávidas ainda não foi estabelecida. Avaliações de estudos em animais experimentais não indicaram efeito nocivo direto ou indireto no desenvolvimento do embrião ou feto, no curso da gestação e no desenvolvimento perinatal e pósnatal.
Entretanto, uma vez que estudos em animais nem sempre são preditivos da resposta humana, o uso do Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) durante a gravidez não é recomendado.
Lactação
Os testes têm demonstrado que o Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) é excretada no leite de animais. Por esse motivo, recomenda-se que lactantes sob tratamento com o Cloridrato de Ondansetrona (Comprimido Revestido) não amamentem.
Categoria de risco na gravidez: B.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento contém lactose.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)