Qual a ação da substância do Elixir Paregórico Catarinense?
Resultados de Eficácia
Até o momento não foram encontrados dados de porcentagem de cura ou prevenção do produto no uso como antiespasmódico, contra gases, dores estomacais e dores intestinais.
Características Farmacológicas
Farmacodinâmica
As ações terapêuticas do ópio são conhecidas há milhares de anos. O ópio contém, além da morfina, 25 alcalóides, mas somente alguns deles, incluindo morfina, codeína e papaverina, possuem ação farmacológica comprovada e utilidade na clínica.
Mesmo após o isolamento da morfina e dos demais constituintes presentes no ópio, preparações contendo extrato de ópio continuam ainda hoje a serem utilizadas, principalmente a tintura de ópio canforada, melhor conhecida como Papaver somniferum.
Essas preparações são empregadas principalmente nos distúrbios gastrointestinais e possuem vantagens em relação à morfina isolada. Além da morfina, o Papaver somniferum contém a papaverina que possui ação antiespasmódica.
As ações farmacológicas produzidas pelo produto Papaver somniferum, destacando-se seus efeitos analgésicos e a redução do trânsito gastrintestinal, certamente decorrem de uma ação sinérgica de seus principais constituintes, principalmente dos alcalóides papaverina, morfina e codeína.
A papaverina, devido as suas ações antiespasmódicas através da inibição de canais de cálcio, é um dos principais constituintes responsáveis pelas ações do produto Papaver somniferum. Estes resultados foram observados “in vivo” e confirmam que grande parte dos efeitos inibitórios sobre o trânsito gastrintestinal causado pelo produto Papaver somniferum, decorre da presença do alcalóide papaverina.
Finalmente, os efeitos antinociceptivos e antiespasmódicos do produto Papaver somniferum não parecem decorrer da ativação dos receptores opióides sensíveis a naloxona.
Farmacocinética
Ainda não foram encontrados dados conclusívos com relação a farmacocinêtica do Papaver somniferum.
Revisado por Isabelle Baião de Mello Neto (CRF-MG 24309)